Se tem um termo que assusta qualquer gestor são as multas na frota. Pode ter certeza que esse tipo de tema causa muita preocupação e tira até o sono de muitos donos de centrais de rastreamento.
Mas saiba que existem algumas ações que podem ser colocadas em prática para diminuir esse número de multas em sua empresa e, consequentemente, os prejuízos.
Para descobrir quais são elas e como lidar com essa questão é só continuar a leitura por aqui, que a Systemsat te mostra em detalhes.
Como evitar multas na frota?
Por mais que gestores de frota busquem executar um trabalho eficiente, contratando motoristas com alto nível de experiência e profissionalismo, é verdade que eles ainda continuam suscetíveis aos problemas gerados pelas multas na frota.
Manobras violentas em pistas de alta rodagem e ultrapassar o limite permitido de velocidade nas vias são algumas das infrações que acarretam consequências negativas não só para quem dirige, como também para a empresa responsável pelo veículo.
Entre as infrações mais comuns estão: o uso de celular ao volante; estacionar ou parar em local proibido; excesso de carga e mau estado de conservação do veículo, por falta de manutenção.
Conscientize sua equipe de condutores para evitar multas na frota
Antes de começar a cobrar os funcionários, é necessário entender qual o motivo das multas. Será que é excesso de velocidade, ou foi por causa de um pneu careca, sem condições de trafegar nas rodovias.
Caso seja a primeira opção, essa má conduta por parte dos motoristas no trânsito é um dos grandes causadores de multas na frota.
Para resolver esse problema é fundamental reforçar a responsabilidade que cada motorista tem, e que deve seguir as leis de trânsito.
Em algumas situações um treinamento pode ser ideal. Além disso, reuniões, palestras e ações promocionais também são uma boa aposta para melhorar a capacitação.
Ainda assim, é importante ressaltar que cada condutor tem 20 pontos na carteira – 40 pontos se não houver infração nos últimos 12 meses – e, se essa pontuação for excedida, a habilitação será suspensa e o motorista perderá o direito de dirigir provisoriamente.
Já se a multa aconteceu por conta de irregularidades, como os pneus desgastados, por exemplo, é necessário fazer a gestão deles, e a Systemsat possui um sistema que pode te ajudar. É o SSX.
Mantenha a documentação da frota regularizada
Outro ponto em que é fundamental ficar atento para se livrar das multas é na documentação do veículo.
Já fez o pagamento do IPVA? O licenciamento está em dia? Essas perguntas podem parecer básicas, mas quando se tem uma frota, ela se torna um pouco mais complicada com a variedade dos veículos.
É importante se organizar e ter uma tabela dos vencimentos da documentação para não correr o risco de tomar uma multa e ter o veículo apreendido. Prejuízo na certa para a central de rastreamento.
Faça a manutenção periódica dos veículos
Dependendo do tamanho frota, pode acontecer de algum veículo apresentar irregularidades em suas peças.
Seja um pneu careca, um parabrisa quebrado ou uma lanterna que não acende, todos esses itens serão identificados nas vistorias feitas pela Polícia Rodoviária, caso seja parado em uma blitz, por exemplo.
Então, para evitar multas na frota, fique de olho na manutenção preventiva. Por meio do controle de quilometragem é possível saber se precisa trocar o óleo do veículo, ou então alguma peça que já deu seu tempo de vida útil.
Isso garante que seu veículo esteja com pleno funcionamento, evitando quebras e prejuízos.
Também vale prestar atenção no consumo de combustível e fazer um cálculo para que o veículo não fique sem ao longo de uma rota.
Aposte na tecnologia para facilitar a gestão da frota
Outro caminho possível para conseguir organizar tudo o que destacamos anteriormente é apostar em recursos tecnológicos. Eles vão ajudar a minimizar as ocorrências de multas na frota.
O SSX da Systemsat pode te ajudar nessa missão, fazendo o monitoramento e oferecendo dados cruciais tanto em relação à dirigibilidade do motorista, quanto na análise de desempenho do veículo.
Esse software faz a telemetria e o rastreamento de frota, fornecendo à central de rastreamento informações detalhadas sobre nível de velocidade, tempo gasto no percurso e consumo de combustível.
Organização é fundamental para evitar multas
Tomar uma multa é algo que pode acontecer no dia a dia de uma frota, porém, o que não pode se tornar rotina é deixar de pagá-la até o prazo informado.
Assim, é necessário ficar de olho quando elas foram tomadas e até quando pode fazer o acerto.
Além disso, fique atento às datas de vencimento das CNH dos motoristas e a quantidade de pontos que já tomaram, para não correrem o risco de perder o direito de dirigir.
O que fazer se veículos da frota forem multados?
A primeira medida que deve tomar é indicar o condutor responsável, assim que receber a notificação sobre a infração.
Para indicar o infrator, basta que você, enquanto gestor de frotas, preencha os campos da notificação da multa com os dados do condutor e anexe uma cópia da carteira de habilitação do motorista.
Dirigir com a carteira suspensa pode render outra multa, essa no valor de aproximadamente R$ 1.467,35.
Após fazer esse passo a passo, encaminhe a documentação ao órgão responsável pela advertência.
Saiba que em situações como essa, a empresa assume o pagamento da multa, mas estará autorizada a descontar o valor do pagamento do funcionário.
Passo a passo do que fazer ao receber uma multa:
Antes de seguir as dicas abaixo, é importante checar todas as informações da multa e se elas estão corretas.
Entre os pontos que deve se atentar estão: o endereço do local da multa, a placa do veículo, sua cor, imagem e o tipo de infração aplicada.
Se as informações não estiverem de acordo, você poderá tentar entrar com um pedido para recorrer a multa. Já, se estiver tudo certo, pode seguir o passo a passo abaixo:
- Indique o condutor.
- Anote a data de vencimento da multa.
- Pague no dia certo e não deixe atrasar, evitando juros.
- Fique atento às possíveis novas notificações.
- Promova um treinamento na equipe.
Adotando essas medidas, além de colocar em prática as outras dicas que te contamos por aqui, pode ter certeza que o número de multas será reduzido, evitando assim que tenha mais prejuízos.
Caso aconteça, você saberá lidar melhor com as orientações que compartilhamos. Para ficar por dentro de outras dicas e bem informado sobre o mundo das frotas e centrais de rastreamento, continue navegando no blog da Systemsat.