Os erros mais comuns na gestão da manutenção de frotas

Os erros mais comuns na gestão da manutenção de frotas

Um dos assuntos mais comentados quando falamos sobre frota de veículos é como fazer a gestão da manutenção de frotas da maneira correta. Aliás, esse é um dos grandes desafios dos gestores.

Para te ajudar nessa missão, separamos 7 dos erros mais comuns que são cometidos e que frequentemente causam impactos financeiros negativos nas empresas, quando esses pontos não recebem a devida atenção.

Confira a lista abaixo e veja se em sua central de rastreamento acontecem alguns desses erros citados. Se houver, fique tranquilo que a Systemsat tem uma solução para você.

 1. Não executar a manutenção preventiva

Mesmo que pareça um procedimento básico, certas empresas não se atentam para a manutenção preventiva da frota, que é indispensável em qualquer empresa.

Essa manutenção nada mais é do que ações periódicas que devem ser realizadas conforme um cronograma pré-estabelecido, normalmente feito pelo gestor da frota.

Ao checar todas as peças do veículo, incluindo o prazo de troca indicado pelo fabricante, é possível evitar quebras e até mesmo prevenir acidentes.

Quando a manutenção não é feita da forma correta, provavelmente o veículo apresente problemas durante sua rota, e atrase o tempo de trajeto, desfalcando consequentemente sua frota, o que é um pesadelo para todo gestor.

Sendo assim, é possível notar que a falta de investimento em manutenção preventiva da frota pode acarretar nos famosos gasto em reparos, por vezes, com um custo ainda maior, principalmente quando há um dano no motor, por exemplo.

Para evitar erros como esse é importante ter um plano de manutenção com os prazos pré-determinados, isso vale tanto para troca de óleo, pastilha de freios, pneus, entre outras peças.

 2. Não realizar o gerenciamento dos pneus

Falando em gestão dos pneus, saiba que ele é muito importante por dois motivos: o primeiro por segurança, o segundo para evitar multas em sua frota.

Em relação ao primeiro ponto destacado, isso acontece pois em situações climáticas adversas, o veículo pode ter problemas e deslizar ao frear, principalmente quando a pista está molhada, causando possíveis acidentes.

Já o outro ponto é que ao trafegar com o pneu careca, o que pode acarretar multas em sua frota, o que vai onerar ainda mais os custos operacionais da sua empresa.

Outro ponto importante a ficar atento é a calibragem dos pneus em sua frota. Isso garante segurança e também colabora com a economia de combustível.

 3. Não acompanhar o consumo de combustível dos veículos

Outro erro relacionado à gestão da manutenção de frotas diz respeito ao descontrole sobre a quantidade de combustível consumida.

Se uma organização preza aumentar a produtividade e diminuir os gastos, deve buscar dados sobre o consumo de combustível e o percurso feito por cada veículo.

Além disso, em alguns casos um veículo da mesma marca pode consumir mais combustível que outro. Assim, é possível identificar se o problema está em alguma peça que precisa trocar, ou pode ser na condução do motorista, acelerando demais o veículo, por exemplo.

Tudo isso é possível acompanhar com a ajuda de um sistema de monitoramento em sua frota, que pode emitir relatórios precisos sobre a condução e consumo.

 4. Não contar com tecnologia para ajudar na manutenção de frotas

A tecnologia pode ser a grande aliada em sua frota de veículos e te ajudar a fazer o gerenciamento de maneira precisa, permitindo gerar economia.

A Systemsat conta com o SSX, capaz de oferecer dados valiosos para que o gestor de frotas consiga visualizar quais os veículos que estejam precisando de maior atenção.

Ou ainda, identificar quais os motoristas que estão conduzindo os veículos de maneira errada e que precisam de treinamento para aproveitar o melhor da frota.

Por meio desse sistema você terá como acompanhar o deslocamento do veículo em tempo real, além das condições das peças, podendo fazer a gestão da manutenção de frotas no tempo correto.

 5. Não contar com profissionais capacitados para gestão de frotas

É sempre muito importante contar com pessoas qualificadas para fazer a gestão de frotas da sua empresa.

Isso porque, caso esse profissional falhe, com toda certeza sua frota pode ser prejudicada e possivelmente terá prejuízos financeiros.

Para ajudá-lo nessa missão, conte com o sistema SSX, que permite o profissional ser mais assertivo nos dados da sua frota. O sistema é capaz de atender diversos tipos de empresas e aprimorar a logística, garantindo economia.

Enquanto o sistema funciona, o gestor será um dos responsáveis por acompanhar o desempenho dos motoristas, veículos, além de realizar um planejamento e gerenciamento dos melhores trajetos, conforme necessidade.

Aliás, existem diversas formas de determinar a rota a ser seguida pela frota. Com os sistemas de rastreamento da Systemsat, por exemplo, é possível estudar os melhores caminhos a serem percorridos pelos veículos.

 6. Esquecer de pagar tributos e taxas

Talvez uma das maiores responsabilidades de quem trabalha com a gestão da manutenção de frotas seja estar em dia com toda a documentação e com o pagamento de taxas.

Multas, pedágios, IPVA e ICMS precisam estar regularizados para que a empresa não encontre problemas na circulação da sua frota. Caso haja alguma irregularidade na documentação, os veículos podem ser apreendidos, comprometendo toda a logística da empresa.

Portanto, é importante ter um cronograma preciso de todas as taxas e tributos que precisa pagar ao longo do ano. O gestor também deve ficar de olho nos prazos para o pagamento das multas, evitando assim problemas maiores.

 7. Não treinar os colaboradores

Mais um ponto a ficar atento em relação a frota de veículos é no treinamento dos profissionais que estão tanto à frente da gestão, quanto os motoristas.

É importante que eles saibam identificar possíveis falhas, ajudando o gestor a evitar prejuízos na empresa.

O ideal é que o entrosamento entre esses profissionais seja bem feito, sempre contando com a ajuda da tecnologia.

A Systemsat pode te ajudar a fazer uma gestão da manutenção de frotas 100%

Então, se você também se preocupa com o bom funcionamento dos veículos da sua empresa, entre em contato conosco, peça uma demonstração.

Em nosso site você conhece também como os softwares de rastreamento podem favorecer a gestão da manutenção de frotas da sua empresa.

Continue navegando em nosso blog e aproveite os diversos conteúdos que produzimos por aqui, para te auxiliar a tirar o melhor da sua frota de veículos.

Acesse nosso instagram

Gestão da manutenção de frotas