O mercado de segurança automotiva está crescendo cada vez mais no Brasil, devido aos números elevados de roubos de veículos e cargas no país. Por isso, muitas pessoas que querem abrir um negócio próprio pesquisam como montar uma central de rastreamento.
Além de ser uma opção de empreendimento muito lucrativa, esse ramo oferece soluções eficientes contra roubo e furto.
Empreender pode ser uma tarefa difícil, mas, ao escolher um mercado em ascensão como é o de rastreamento veicular, pode tornar esse caminho muito mais vantajoso.
Portanto, confira abaixo as dicas da Systemsat que foram elaboradas especialmente para você que quer saber como montar uma central de rastreamento e conquistar a sua independência financeira.
O que é uma central de rastreamento?
Antes de entender como montar uma central de rastreamento é fundamental que você entenda como funciona uma central, quais são as suas atividades e como ela pode ajudar aos seus clientes.
De modo geral, uma central de rastreamento é uma empresa que oferece ao mercado, serviços de rastreamento veicular e outras soluções relacionadas a segurança de frotas, carros particulares, motoristas e cargas.
Ou seja, a central de rastreamento atua com uma tecnologia para oferecer aos seus clientes os serviços de monitoramento, rastreamento e até proteção veicular.
Na maior parte dos casos, as centrais utilizam rastreadores físicos, GPS, satélite, redes de conectividade e softwares, no seu dia a dia.
Como montar uma central de rastreamento?
Veja o passo a passo para montar uma central de rastreamento, que pode contribuir muito com o sucesso dela, no mercado de segurança automotiva.
- Faça um plano de negócio
- Invista em conhecimento ao montar uma central de rastreamento
- Aposte em uma boa tecnologia
- Fique por dentro das exigências legais e das tendências desse mercado
- Comece os atendimentos e busque clientes
1. Faça um plano de negócio
Certamente, uma das coisas mais importantes que você deverá fazer é um planejamento completo do negócio, que inclui todos os seus objetivos como também a parte financeira.
Na elaboração desse documento, considere quatro eixos fundamentais na viabilidade de um empreendimento. São eles, o plano estratégico, técnico, financeiro e de marketing.
Esse planejamento será fundamental no direcionamento da empresa e na tomada de decisões.
2. Invista em conhecimento ao montar uma central de rastreamento
Outra coisa que valerá muito a pena fazer antes de montar a sua central é investir em conhecimentos ligados à área. Tente saber os números desse setor, como é possível se destacar nele, o que as pessoas estão buscando, quem são os seus concorrentes e etc.
Inclusive é muito importante que o empreendedor se aprofunde nesse mercado, por meio de cursos, não só em relação ao empreendedorismo, mas também sobre a gestão de frotas, para passar mais credibilidade aos clientes.
Assim como em outras áreas, o conhecimento nunca é demais!
3. Aposte em uma boa tecnologia
Além do conhecimento na área ao montar uma central de rastreamento, o empreendedor também deve contar com um software eficiente neste ramo, que consiga atender aos diferentes tipos e tamanhos de frotas — como é o caso do SSX, o melhor software para centrais de rastreamento o único que te permite pagar só pelo o que usar.
Com um sistema completo é possível conquistar mais clientes, passando credibilidade para eles, e sanando as suas expectativas em relação ao rastreamento.
4. Fique por dentro das exigências legais e das tendências desse mercado
Outro ponto que deve ser considerado para montar uma central de rastreamento são as exigências legais que esse ramo inclui e também as suas tendências.
Dessa maneira, além de evitar erros no negócio e na venda dos serviços, também é possível se manter à frente das novidades que surgirem, se atualizando constantemente.
Por mais que o ramo de rastreamento veicular esteja em ascensão, é muito importante manter a sua empresa alinhada com as tendências do mercado, para que os serviços que ela oferece não se tornem obsoletos.
5. Comece os atendimentos e busque clientes
Agora que você já fez um planejamento concreto para montar uma central de rastreamento, está na hora de colocá-la em prática.
Busque um ponto comercial ou monte um espaço para atender aos clientes, com um computador, acesso à internet, um software de rastreamento eficiente e uma estrutura básica de conforto para eles.
Gradualmente, conforme a sua central de rastreamento veicular for se popularizando, você poderá investir nas melhorias no local.
Para conquistar seus clientes use as estratégias de marketing para centrais de rastreamento, e mantenha o bom atendimento a eles.
Vale a pena montar uma central de rastreamento?
Devido aos altos números de roubos de cargas e veículos no Brasil, montar uma central de rastreamento pode ser muito vantajoso para quem deseja ingressar em um mercado que tenha uma crescente demanda.
Segundo, aponta a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística) o roubo de cargas aumentou 1,7% no Brasil em 2021, saltando de 14.150 mil, em 2020, para 14.400, no ano passado.
Ou seja, é notório dizer o quanto a segurança automotiva se mostra uma necessidade na vida dos brasileiros — o que, consequentemente, torna esse mercado muito promissor.
Além disso, esse é um setor que possibilita os empreendedores a começarem com um baixo investimento, com uma estrutura simples e ainda atenderem a diversos clientes, mesmo nos primeiros meses de operação.
Confira abaixo as principais vantagens de montar uma central de rastreamento:
- É um nicho promissor;
- Não é necessário fazer um alto investimento para montar uma central de rastreamento;
- Os serviços podem se atualizar, atendendo cada vez mais a expectativa dos clientes com soluções inovadoras;
- Possui boas expectativas de crescimento e lucratividade;
- Permite que diversos veículos sejam resgatados;
- É uma das maneiras mais eficientes de inibir ações de criminosos;
- Há uma grande demanda de clientes em todo o país.
Por fim, é importante destacar que o mercado de rastreamento veicular pode ter muitas vantagens para novos empreendedores, visto que tem uma alta demanda em todo o país. Desde as grandes capitais até as cidades pequenas.
Entretanto, além da alta procura, ao aliar a vontade do empreendedor com um sistema eficiente e os recursos necessários, ele pode chegar ao sucesso rapidamente.
Entendeu tudo o que está envolvido em como montar uma central de rastreamento e quer saber mais sobre as possibilidades que este mercado pode te oferecer? acesse o nosso Instagram. Por lá, você encontra tudo o que é preciso para abrir uma central de rastreamento.