5 dicas valiosas para evitar assaltos às suas cargas

Carro Na Estrada

Assaltos a cargas estão cada vez mais frequentes em todo o território brasileiro. Só de abril para maio de 2017 a quantidade de roubos de mercadorias teve um acréscimo de 21%, de acordo com os dados da Federação das Empresas de Transporte de Cargas (Fetranscargas). Uma realidade que comprova o quanto é necessário o uso de sistemas de rastreamento que protejam os motoristas e as mercadorias. Por outro lado, não podemos descartar a importância dos procedimentos de segurança no combate aos saqueamentos e furtos. Saiba quais são eles e veja como evitar assaltos às suas cargas!

Procedimentos para evitar assaltos às suas cargas

evitar assaltos às suas cargas mesmo rodando de noite

Não pare em acostamentos mal iluminados

Por mais que os acostamentos permitam que caminhões e demais veículos façam paradas de emergência, é muito importante que você cheque se a iluminação desses locais está funcionando corretamente. Verifique se há por perto postes com refletores ligados e se ao redor existe sinalização de trânsito. Geralmente, criminosos preferem ambientes escuros para renderem os caminhoneiros.

Não contrate “chapas” que você desconheça

Os “chapas”, são os ajudantes que auxiliam os caminhoneiros na carga e descarga de mercadorias. Como eles fazem plantão nas pistas, muitos assaltantes aproveitam a informalidade do serviço para se passar por “chapas” e promover roubos. Para se proteger, contrate apenas os ajudantes que você conheça. Assim será mais fácil evitar assaltos às suas cargas.

Não revele o conteúdo da carga para desconhecidos

Parece uma regra um tanto quanto básica, mas é importante lembrar que, apesar de ser uma conduta de primeira importância, muitos condutores não prestam a atenção no que comentam com as pessoas desconhecidas e acabam revelando informações demais. Um motorista que divulga o que transporta a um estranho, consequentemente, expõe a mercadoria à ação de indivíduos mal intencionados. Portanto, para evitar assaltos às suas cargas, seja discreto e hesite em responder qualquer pergunta relacionada ao conteúdo das mercadorias sob a sua responsabilidade.

Cheque se o veículo está sendo seguido

Existem quadrilhas especializadas em assaltos de cargas que arquitetam ousados esquemas de assalto em grupo. Por meio de motocicletas, criminosos seguem e rendem caminhoneiros, exigindo que eles entreguem toda a carga. Vale ressaltar que todo esse esquema de roubo recebe cobertura dos assaltantes em carros. Fique atento!

Instale o sistema de rastreamento no caminhão

Outro procedimento fundamental para evitar assaltos às suas cargas é o rastreamento veicular. Ele não só analisa quais são os melhores trajetos para serem percorridos pelos veículos como também informa aos condutores sobre as áreas com grande incidência de roubo de cargas. Além disso, o sistema de rastreamento veicular está diretamente ligado a uma central de rastreamento, que é notificada em casos de caminhão saqueado ou levado por criminosos. Acessando tais informações, o centro de monitoramento bloqueia totalmente o veículo roubado e aciona a polícia para que ele seja recuperado.

Proteção de cargas é com a Systemsat!

Agora que você já recebeu as nossas dicas para te ajudar a evitar assaltos às suas cargas, que tal contar com um sistema de rastreamento que reforce a proteção do veículo sob o seu comando? A Systemsat oferece a melhor solução de rastreamento para monitorar veículos 24 horas por dia. Acompanhe o nosso blog e veja mais sobre nossos sistemas e softwares de rastreamento veicular!