Como as frotas devem controlar o gasto de combustível?

Controlar Gasto De Combustível Na Frota

Gestão empresarial por si só precisa arcar com diversas questões que, no geral, precisam controlar gastos. Afinal, em tempos de crises não é toda empresa que pode sair gastando com supérfluo. Inclusive, seria uma ação potencialmente negativa para a vida útil do negócio. Empresas com frota veicular, por exemplo, precisam lidar com o gasto de combustível. Neste artigo, separamos as melhores dicas para a organização que almeja começar tal planejamento. Às vezes, a solução é mais acessível do que se imagina. Atente-se!

Controle de gasto de combustível para frotas: conheça!

desenho de mangueira de gasolina com gota formando um cifrão

Importância

A empresa com controle do gasto de combustível consegue ampliar o monitoramento do serviço prestado. Gerir tais gastos influencia diretamente na redução de custos. Com isso, é possível investir em novas áreas para crescimento da empresa. É importante salientar que reduzir o gasto de combustível não é contar com o produto mais inferior. Na verdade, é planejar, pesquisar, analisar e executar com a certeza que muitos benefícios serão agregados.

Vantagens

Gerenciar o gasto de combustível mexe diretamente com diversas áreas da empresa e serviços terceirizados. Envolver tecnologia e planejamento ajuda até na identificação de novos patamares para a empresa. Com a equipe envolvida com a gestão, aumenta-se a produtividade. A partir disso, a lucratividade da empresa também aumenta. Ou seja, não só o que economiza no combustível, mas o espaço aberto para mais produção articula um serviço melhor.

Como controlar?

frentista abastecendo carro

Veículos

O primeiro passo é na escolha dos veículos certos. Hoje em dia, muitos automóveis estão otimizados e adaptados para demandas atuais. A tecnologia inserida facilita o desenvolvimento. Porém, ainda é preciso fazer da frota a melhor ferramenta de trabalho. Por essa razão, os pontos abaixo precisam de atenção especial:

  • manutenção periódica da frota;
  • consultar nível de consumo do veículo;
  • controlar o peso das cargas (do veículo em geral);
  • pneus com pressão adequada, sempre.

Equipe

Muito além da tecnologia e infraestrutura, a capacitação do corpo de funcionários dita o sucesso do serviço. O treinamento é uma etapa extremamente importante e indispensável para adequar a equipe às demandas do transporte de cargas. Além, é responsabilidade da empresa oferecer conforto, segurança e benefícios que valorizem a carreira do profissional. É possível até fomentar ações com objetivo de mostrar como controlar gasto de combustível na forma como dirige e lida com o transporte.

Planejamento de rota

Fazer a roteirização da rota, ou seja, o planejamento, contribui para reduzir o gasto de combustível. Isso porque todos os possíveis transtornos do itinerário são identificados e, caso de fato existam, o caminho é trocado. Vale lembrar que quanto mais o motor trabalhar (seja com peso ou quilometragem), mais combustível se gasta.

Tecnologia

mangueiras de abastecimento presas em suas respectivas bombas de combustível

Por falar em roteirização, ela é um dos pontos importantes que a tecnologia oferece para o controle de gasto de combustível. Além disso, sua frota pode contar com o sistema de rastreamento de frota. Conte com a Systemsat. Oferecemos o melhor sistema de rastreamento veicular para a sua empresa. Em nosso blog, você confere artigos exclusivos sobre contratar um serviço de rastreamento, controle de quilometragem, reduzir custos e muito mais. Entre em contato agora mesmo e veja como podemos lhe ajudar.