Como fazer controle de quilometragem? 

O responsável pela gestão de uma empresa costuma ter dor de cabeça quando o assunto é como fazer controle de quilometragem da sua frota. Às vezes também não sabe a importância de fazer isso.

Porém, saber calcular e fazer esse controle de forma adequada pode gerar uma grande economia para o caixa da empresa ao final de um mês.

Para te ajudar nessa missão, a Systemsat te explica quais são as melhores formas de como fazer o controle de quilometragem.

Além de algumas dicas fundamentais para aplicar em sua empresa. Continue a leitura por aqui e amplie seu conhecimento sobre o assunto.

Faça o controle do odômetro do veículo

Para dar o pontapé inicial no controle de quilometragem é necessário que você saiba a função do odômetro.

Ele é o responsável por fazer o cálculo de quilometragem que o veículo percorre desde quando sai de fábrica.

Sendo assim, a partir do odômetro é possível verificar o valor de quilometragem total, ou então a parcial. Aquela que pode ser reiniciada pelo motorista do veículo antes de iniciar uma viagem, por exemplo.

Esse controle pode ser feito de duas formas pela empresa:

  • Manual: utilizando planilhas do excel ou registros físicos;
  • Automatizado: Por meio de sistema de monitoramento que fazem a gestão de frota.

Banner_O App que reduziu horas extras Crie o hábito de sempre checar a quilometragem do veículo

Uma das principais formas de resolver o problema sobre como fazer controle de quilometragem é criar uma rotina de checagem.

Sendo assim, você pode estabelecer que toda sexta-feira, por exemplo, vai anotar quanto o veículo rodou. A partir disso, terá uma média de quanto o veículo consumiu de combustível ao longo da semana.

Dessa forma, será possível ter uma ideia de quanto de combustível tem gastado ao longo do mês, ajudando assim no planejamento financeiro da sua empresa.

Saiba que um sistema de gestão de frotas pode ser ideal, principalmente para centrais de rastreamento de veículos.

A Systemsat oferece o SSX, que pode ajudar a automatizar essa checagem nos veículos de sua frota.

Não se esqueça de registrar essas informações em um lugar seguro

Muitas empresas ainda são adeptas do famoso caderninho para fazer anotações, porém saiba que isso é muito arriscado, pois pode perder e atrapalhar no controle de quilometragem.

Portanto, a melhor maneira de armazenar essas informações é em um computador, de preferência que tenha um backup de armazenamento de dados.

Nessa etapa de como fazer controle de quilometragem você vai anotar, além de quanto o veículo rodou no odômetro, as datas das últimas manutenções feitas e prever quando serão as próximas.

Conte com a ajuda da tecnologia

Com toda a certeza a tecnologia pode ajudar no crescimento da sua empresa e na diminuição de tempo nas tarefas diárias.

Por isso, a Systemsat garante que o sistema SSX pode ser o seu aliado para otimizar tempo e ainda fazer o controle de quilometragem preciso.

Conheça mais detalhes sobre o SSX e converse com um consultor para contratar o serviço disponível para centrais de rastreamento de veículos.

Dica extra: confira se o odômetro foi alterado

Além das dicas que falamos anteriormente sobre como fazer controle de quilometragem de forma correta, a principal talvez seja quanto ao odômetro do seu veículo.

Caso tenha comprado um veículo zero quilômetro, que saiu da concessionária, talvez não seja tão necessária essa preocupação, uma vez que é necessário laudo para averiguar possíveis irregularidades, antes de concluir a venda.

Porém, caso opte por comprar um veículo usado, alguns cuidados são necessários, uma vez que o odômetro pode ter sido alterado para mentir sobre a quilometragem real.

Por isso, antes de comprar qualquer veículo usado, é necessário passar por uma inspeção veicular, onde pessoas especializadas poderão confirmar a real quilometragem da sua nova aquisição. Um mecânico de sua confiança também pode ajudar em situações como essa.

Vantagens de fazer controle de quilometragem

  • Saber quando será necessária a manutenção do veículo;
  • Acompanhar o consumo de combustível;
  • Avaliar como dirige o motorista e dar orientações;
  • Evitar quebra dos veículos;
  • Fazer a troca de pneus no tempo certo, evitando acidentes;

Ao fazer o controle de quilometragem da forma correta, será possível que seu veículo rode nas melhores condições, causando uma consequente economia no orçamento da sua central de rastreamento veicular.

Além disso, com um sistema para automatizar esse controle de quilometragem e de frota, será possível realizar o planejamento de rotas mais adequadas para ter mais eficiência, segurança e menos despesas ao longo do caminho.

Com a automação, ainda poderá ter o controle do desempenho dos motoristas e, percebendo a necessidade, realizar treinamento de funcionários, além de implementar algumas políticas internas.

Assim, conseguirá economizar nas contas ao final de um mês e garantir a segurança de todos os envolvidos.

Riscos de não fazer o controle de quilometragem

Caso sua empresa ainda não adote esse sistema de quilometragem, está correndo o risco de perder peças por causa de desgaste, ou até mesmo danos maiores em freios e acelerador, o que coloca em risco a vida do seu motorista e, consequentemente, de perder o veículo em acidentes.

Além disso, a manutenção pode ficar ainda mais cara, caso não tenha esse controle sendo bem feito no dia a dia.

Veja aqui as vantagens de um bom controle de quilometragem

Ao fazer o controle de quilometragem corretamente, será possível se organizar para a troca de peças no tempo certo, nem muito antes, nem muito depois.

Porém, sabemos da dificuldade de fazer esse controle no dia a dia e por isso o ideal é que o gerenciamento de frota seja automatizado. Conte com as soluções que a SystemSat tem para seu negócio!

Agora nós queremos saber, já fazia o controle de quilometragem nos veículos da sua frota antes de ler esse artigo? Saiba que a Systemsat conta com o melhor sistema de rastreamento de veículos, para monitorar sua central de rastreamento.

Tire suas dúvidas com um de nossos consultores especializados que estão prontos para te atender.

Siga nossa página no Instagram e acompanhe o conteúdo que postamos por lá. Tem muita dica bacana para você lucrar ainda mais.

Além do conteúdo em nossa rede social, também disponibilizamos uma página em nosso site com um material gratuito para acesso, cheio de conhecimento para você acessar de forma gratuita. 

Conheça aqui! 

Banner_Pague só pelo o que usar