Qual a melhor opção: Frota própria ou terceirizada?

Qual a melhor opção: Frota própria ou terceirizada?

No gerenciamento de frotas, chega o momento em que o gestor se pergunta sobre qual é a melhor opção: Frota própria ou terceirizada? É claro que cada modelo oferece diversas vantagens, porém é importante que o profissional analise com cuidado qual opção de frota é mais favorável para o transporte de cargas da sua empresa.

Se você também tem esse questionamento e quer decidir qual a melhor opção de frota, fique atento às informações que nós, da Systemsat, destacamos e descubra se é a frota própria ou a terceirizada a mais indicada para o escoamento de cargas da sua organização.

Frota própria

Todos os assuntos relacionados à operação (custos, desempenhos e manutenções) são gerenciados pela própria empresa. Dessa forma, a gestão da frota própria é centralizada, e com maior controle sobre todo o processo de distribuição de cargas.

De acordo com o Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), o principal motivo das empresas optarem pela frota própria deve-se à necessidade de garantir um serviço de qualidade para o cliente.

Benefícios de escolher a frota própria:

  1. poder centralizado: como foi dito anteriormente, nesse caso, a empresa assume maior controle sobre o processo que envolve a distribuição de cargas feito pela frota de veículos própria. Ou seja, é ela quem se responsabiliza por assuntos como manutenção dos veículos e cumprimento de prazos de entrega;
  2. motoristas contratados pela própria empresa: com essa possibilidade, a empresa contrata os motoristas seguindo as suas próprias políticas. Além disso, questões relacionadas ao cumprimento da carga horária também ficam sob domínio da organização;
  3. controle sobre manutenção do veículo: em casos de acidentes ou de manutenção preventiva, a empresa tem acesso direto ao que foi gasto com os reparos;
  4. empresa mais próxima do cliente: como é a própria empresa quem vai cuidar da distribuição das cargas, ela acaba se comunicando diretamente com o cliente, de modo que tanto elogios quanto críticas poderão ser recebidos;
  5. autonomia para tomada de decisões: a responsabilidade que a empresa assume sobre os veículos também lhe dá autonomia para decidir o que deverá ser feito, a fim de melhorar a eficiência da sua frota.

Frota terceirizada

A terceirização de frota pode ser feita de duas maneiras: a primeira delas é a terceirização total, em que se terceirizam os veículos e os motoristas, que podem ser autônomos ou não. A segunda forma é a terceirização parcial, em que apenas os veículos são terceirizados. Mesmo que tomadas de decisões precisem ser feitas considerando a opinião da empresa terceirizada e dos motoristas, com a terceirização de frota é possível ter controle direto das escalas e dos custos ligados ao transporte de cargas.

Benefícios de escolher a frota terceirizada:

  1. menor investimento inicial: por mais que com a terceirização de frota você precise pagar uma mensalidade, uma adesão ou um outro modelo de plano, lembre-se de que ficará livre da necessidade de comprar todos os veículos de uma frota;
  2. diminuição da estrutura administrativa: ao terceirizar a frota, você consegue não só minimizar todas as despesas relacionadas aos encargos trabalhistas (salários, férias e plano de saúde), como também se libertar de custos ligados à manutenção dos veículos (lavagem, revisão e impostos);
  3. custos preestabelecidos: uma das grandes vantagens dessa opção de frota deve-se ao fato de poder saber o quanto será investido no transporte de cargas. Ou seja, no momento em que você firmar o contrato com a terceirizada, saberá quais são os custos específicos de cada serviço prestado por essa empresa (IPVA, pagamento dos motoristas e manutenção);
  4. favorável em casos de acidentes: em caso de batidas, a logística da empresa não ficará comprometida. Certamente, a terceirizada disponibilizará um veículo e um motorista para que possam dar continuidade ao transporte das cargas;
  5. otimização de questões burocráticas: para que a frota esteja na rua, ela precisará estar totalmente regularizada com pagamentos de multas e de taxas (IPVA, seguro e licenciamento). Com a terceirização de frota, esses custos ficam sob responsabilidade da terceirizada.

Já sabe qual a melhor opção: Frota própria ou terceirizada?

Agora que você conhece as vantagens de cada uma, fica mais fácil saber qual modelo é o mais indicado para a sua empresa.

Se você é um gestor de frotas que, além de priorizar a agilidade nas tomadas de decisões, objetiva ter o controle completo sobre o processo de transporte de cargas, talvez a frota própria seja a melhor alternativa.

Agora, se você busca reduzir custos com a manutenção dos veículos e não quer se deparar com encargos trabalhistas, considere a opção de frota terceirizada.

Tão importante quanto contar com uma opção de frota que ofereça qualidade no transporte de mercadorias, é utilizar equipamentos que auxiliem a administração de cargas.

Pensando nisso, a Systemsat oferece sistemas de rastreamento que disponibilizam ao gestor de frota informações essenciais para a definição de rotas e a mensuração de combustíveis necessários para os veículos.

Quer saber mais como nossos serviços de rastreamento de frota podem otimizar o transporte de cargas dos seus clientes?

Entre em contato conosco e conheça mais benefícios que a Systemsat oferece para a sua Central de rastreamento.