Dicas para economizar no combustível das frotas

Dicas para economizar no combustível das frotas

Devido aos constantes reajustes em relação ao combustível, é completamente comum que os donos de frotas estejam sentindo um impacto financeiro e busquem dicas para economizar no combustível das frotas. 

Felizmente existem diversas dicas e atitudes que podem ajudar nessa missão e permitem que consigam uma economia considerável no combustível, fazendo bastante diferença no fechamento do mês do seu cliente.

Continue a leitura abaixo que a Systemsat preparou nesse artigo dicas imperdíveis para aumentar a lucratividade da sua central de rastreamento.

Orientação e treinamento dos motoristas para economizar no combustível das frotas

Uma das primeiras tarefas a ser feita antes de começar a colocar em prática as atitudes para economizar no combustível das frotas, é uma conversa sincera com os motoristas que fazem parte das frotas. 

Isso porque o consumo de combustível tem uma ligação direta com o comportamento dos motoristas no trânsito.

Por isso, converse com eles sobre os objetivos, aposte em treinamentos regulares sobre direção defensiva e boas práticas na estrada, e sempre que possível oriente cada um deles sobre as condições das vias que deverão seguir. Pois, dependendo da condição da pista, o condutor deve ajustar a sua direção às situações de dirigibilidade para conseguir economizar no combustível.

Abasteça a frota com um combustível de qualidade 

Além de considerar o valor do combustível para economizar na hora de abastecer, também é preciso identificar a qualidade dele, pois isso está relacionado ao desempenho da frota no seu dia a dia.

Portanto, o mais recomendado é escolher um posto de confiança e com uma alta qualidade no combustível, para que ele possa durar mais. 

Faça um bom planejamento das rotas 

Buscar a melhor alternativa de rota pode contribuir muito para economizar no combustível das frotas, pois evita que os motoristas fiquem em um congestionamento, ou vá até uma rua que esteja em manutenção, por exemplo, entre outras situações. 

Para isso, é fundamental fazer um bom planejamento antes de as frotas saírem do estacionamento. Além disso, sempre que possível faça uma atualização constante nos aplicativos de rotas e mapas para tentar uma redução nos gastos com combustível.

Para acompanhar essa etapa e economizar no combustível das frotas, um sistema de rastreamento eficiente pode tornar muito mais fácil. 

Não exceda o peso da carga do veículo 

Exceder o peso das cargas certamente fará com que o motor das frotas precisem fazer muito mais força para funcionar.

Ou seja, isso vai exigir que ele consequentemente trabalhe mais, aumentando o gasto com combustível. Além disso, essa é uma prática ilegal e altamente perigosa, que pode gerar acidentes e multas.

Dicas para economizar no combustível das frotas (2)

Invista na manutenção preventiva para economizar no combustível das frotas

Assim como o nome diz, a manutenção preventiva pode prevenir que os donos de frotas sofram com algumas situações indesejadas, inclusive com o consumo excessivo de combustível. 

Ter alguma peça em má condição faz com que os carros consumam mais combustível, ou até mesmo danifiquem outras peças e gere uma manutenção ainda mais cara posteriormente. 

Devido a isso, o recomendado é que os donos das frotas garantam que os veículos estejam com os sistemas mecânicos e elétricos sempre em ordem, por meio da manutenção preventiva — normalmente há uma recomendação de prazo dos fabricantes no manual.

Apesar de muitas pessoas entenderem a importância da manutenção preventiva, nem todas conseguem organizar seu tempo e suas tarefas para realizá-la.

Nesse sentido, o mais recomendado para economizar no combustível das frotas e contar com um sistema de telemetria veicular, que faz esse gerenciamento.

Como a telemetria veicular pode ajudar a economizar no combustível das frotas? 

Assim como a telemetria veicular pode trazer mais lucro para as empresas de rastreamento de veículos, ela também impacta diretamente no bolso de quem cuida de uma frota. Já que possui diversos recursos que podem economizar no combustível das frotas. 

Antes de tudo é fundamental entender como esse sistema funciona, e quais são os principais benefícios que ele pode trazer em relação à economia no combustível. 

Em linhas gerais, a telemetria veicular funciona por meio de um dispositivo tecnológico que é instalado no veículo. Esse, consegue fazer a coleta de diversos dados em relação aos veículos da frota, inclusive em relação à manutenção deles. 

Por conta dessa vasta coleta de informações — que são enviadas remotamente para o monitoramento dos veículos — é possível identificar pontos a serem melhorados nas frotas. 

Com isso, poder contar com a telemetria veicular para fazer uma economia de combustível se torna um recurso indispensável para o seu cliente, uma vez que, com ela é possível acompanhar os veículos da frota em tempo real, verificar as rotas que os veículos estão fazendo, monitorar qual é o consumo de combustível que possuem, entre muitos outros detalhes.

Por fim, a telemetria possibilita que os donos de frotas identifiquem melhorias a serem feitas nos veículos, o que consequentemente gera uma economia no combustível e também onera menos tempo dos administradores das frotas. 

Veja as principais vantagens da telemetria veicular para economizar no combustível das frotas: 

 

  • Ajuda na organização das manutenções preventiva: a telemetria consegue identificar quais são as peças com problemas (caso tenha) relacionadas ao aumento no consumo de combustível; 
  • Economiza o tempo dos administradores das frotas: muitas vezes os donos de frotas não possuem tempo de gerenciar veículo por veículo, e ter esse processo mais automatizado tratá economia de tempo e dinheiro.
  • Faz a checagem de peças como o filtro de ar e alinhamento do carro: ter essas peças em dia evita que o filtro de ar fique sujo e reduza a admissão de ar no motor, o que faz ele gastar mais combustível para trabalhar;
  • Sinaliza o dono da frota sobre as condições dos pneus dos veículos: isso porque sempre que os pneus estiverem murchos, por exemplo, as frotas terão um atrito maior com o chão, exigindo maior esforço do motor e causando mais gasto de combustível; 
  • Identifica a temperatura do motor e a posição do acelerador: como a telemetria veicular consegue identificar esse tipo de situação, os administradores das frotas conseguem pensar estratégias para que a temperatura influencia na quantidade da mistura ar/combustível admitida pelo motor;
  • Permite que os gestores acompanhem as rotações por minuto e a velocidade dos veículos: a telemetria veicular identifica como está sendo a aceleração dos motoristas e se eles estão fazendo a troca de marchas corretamente, conforme as rotações por minuto. 

 

Para saber mais sobre as vantagens da telemetria veicular, ou como otimizar a sua frota, confira mais informações aqui no site da Systemsat, que possui um software experiente para centrais de rastreamento e monitoramento.