Como reduzir custos das frotas

Como reduzir custos das frotas

Saber como reduzir custos das frotas é uma estratégia muito boa, tanto para quem faz essa gestão, pois pode conquistar seus objetivos mais rapidamente, como para quem tem uma central de rastreamento, que pode atrair novos clientes, em busca dessa economia.

E, por mais que algumas pessoas acreditem que isso é muito difícil, existem sim, estratégias muito eficientes para reduzir custos das frotas. Em alguns casos, inclusive, é possível até ela ser mais eficiente colocando essas dicas em prática. 

Portanto, se você quiser saber como fazer essa redução de custos, continue a leitura da matéria que a Systemsat elaborou a seguir, sobre esse assunto. 

Dessa forma a sua central pode orientar seus clientes da melhor maneira possível, e se destacar no mercado!

1. Faça um planejamento de manutenções para reduzir custos das frotas

Controlar os custos mais comuns de uma frota, como acontece no caso das manutenções, é uma excelente maneira de reduzir os custos que ela possui. 

Para isso, o gestor deve optar pela manutenção preventiva ou preditiva — de acordo com o que for melhor para ele, e para os seus objetivos — e colocar em prática com a frota que gerencia. 

Através desse acompanhamento é possível identificar a necessidade de manutenção e o estado de cada peça do veículo. 

Assim, além de conseguir se organizar melhor, as frotas não ficam paradas, deixando de realizar as suas atividades e consequentemente, gerando prejuízo para a empresa. 

Ao contrário disso, é possível fazer um planejamento dos dias que as manutenções serão realizadas. 

É importante lembrar que, ações básicas como alinhamento, balanceamento e controle de pressão nos pneus, podem reduzir o desgaste de algumas peças do carro e ampliam a sua vida útil.

Em outras palavras, além de prevenir custos, esse cuidado também pode prolongar a eficiência das peças, e reduzir os custos das frotas. 

2. Escolha as melhores opções de rotas para reduzir custos das frotas

Pensar em rotas adequadas, certamente pode reduzir, e muito, os custos das frotas. Isso porque, além de entender a distância percorrida, escolher as melhores opções pode evitar com que os motoristas fiquem parados no trânsito, por exemplo. 

Ou seja, ter um controle de qual é o melhor caminho, as condições da estrada, se há desvios, acidentes e qualquer outra intercorrência no caminho é fundamental para quem deseja reduzir custos. 

Além disso, dependendo da condição da estrada, o tempo de viagem pode ser muito maior do que o esperado, fazendo com que o motorista leve mais tempo para concluir seu trajeto. 

Já se o gestor fizer escolhas melhores de trajeto, pode reduzir o tempo de viagem,  evitar custos com manutenção de frota, diminuir o consumo de combustível, óleo, pneus e freios. 

3. Analise a condução dos motoristas para reduzir custos das frotas

Certamente a forma com que os motoristas conduzem os veículos pode aumentar ou reduzir os custos de uma frota. Esse é um ponto-chave, para quem está de olho nos custos que a frota possui.  

Imagine que as freadas, e acelerações excessivas, a forma com que eles fazem as curvas, e muito mais, podem impactar diretamente no desgaste de pneus, no consumo de combustível, na durabilidade do freio, etc. 

Assim, quanto maior for a análise e o controle da condução desses motoristas, mais a gestão pode reduzir os custos das frotas. 

Obviamente, esse controle do modo de direção do motorista, também permitirá uma direção mais segura, que resultará em menos multas e acidentes.

Nesse sentido, o recomendado é promover palestras de conhecimento para aperfeiçoar cada vez mais a sua forma de dirigir, contribuindo com os planos da empresa e a sua própria segurança. 

4. Cumpra com os regulamentos da Lei do Motorista

Além das orientações dadas aos motoristas, também é fundamental que a gestora de frotas siga as regulamentações da Lei do Motorista, Lei Nº 13.103, de 2 de março de 2015.

Isso porque, além de estar na regularidade, também é possível reduzir os custos das frotas, seguindo ela. Lei do Motorista, Lei Nº 13.103, de 2 de março de 2015.

Dessa maneira, a empresa consegue controlar o horário dos motoristas, evitar que eles façam muitas horas extras, ou até mesmo que haja uma punição judicial por descumprimento da lei. Fique atento nisso!

5. Utilize um sistema de rastreamento e monitoramento eficiente para reduzir custos das frotas

Outra estratégia que pode ajudar muito a reduzir os custos da frota, é contar com um sistema de rastreamento e monitoramento eficiente, que gere informações que possam nortear as decisões do gerenciamento de frotas. 

Certamente, uma das principais estratégias para reduzir custos das frotas é adotar a telemetria veicular, para rastreamento e monitoramento dos veículos.

Isso porque, além de ser extremamente eficiente, a telemetria disponibiliza diversas informações sobre os veículos, suas rotas e seus condutores, e com isso, é muito mais fácil identificar pontos para economizar. 

Além disso, esse sistema fornece informações sobre as condições das peças do veículo, sinalizando aqueles que não estiverem na eficiência esperada, ou até mesmo que podem causar um prejuízo maior no futuro. 

Em outras palavras, os gestores de frotas conseguem acompanhar de forma detalhada tudo sobre os veículos e seus condutores, podendo evitar prejuízos, falhas, multas e etc. 

Vale destacar ainda que, a telemetria veicular é uma excelente aliada dos gestores na hora de fazer a manutenção preventiva dos veículos — especialmente para aqueles que querem automatizar essa tarefa e torná-la mais rápida. 

6. Telemetria diminuindo ações de criminosos

Outro ponto muito importante que a sua central pode levar aos gestores de frotas, no quesito redução de custos, é que ao contar com um sistema de rastreamento eficiente, eles podem diminuir os índices de roubos e furtos dos carros — uma vez que isso pode inibir a ação de criminosos. 

Além disso, ao ter um bom sistema de monitoramento, as chances de recuperação dos veículos em casos de roubos é maior. 

Em outras palavras, com a telemetria veicular as frotas têm chances maiores de recuperar os veículos, a carga que possui neles e garantir a segurança dos seus condutores. 

Entendeu como a sua central de rastreamento pode orientar aos clientes, para reduzir os custos da frota? Então, veja também em nosso blog outros assuntos importantes para a sua empresa crescer e alavancar os seus resultados. 

Como reduzir custos das frotas