Entender a diferença entre rastreamento e monitoramento veicular, é fundamental para que você proporcione ao seu público o tipo de serviço adequado e eficiente.
É plausível entender que no Brasil, com sua ampla área continental, o mercado de segurança automotiva enfrente vários obstáculos.
Não podemos esquecer também dos altos níveis de marginalidade. Afinal, somente em 2021, foram 1,2 bilhões de prejuízo nas ocorrências de cargas roubadas, conforme aponta a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC& Logística).
Com esses contratempos, é recomendado que sua central de rastreamento consiga atender a demandas tão diversas. Por conta disso, a ideia de rastreamento e monitoramento veicular ainda confundem muito a mente dos consumidores. No entanto, são soluções bem distintas e no artigo de hoje, vamos explicar a diferença. Acompanhe!
Conheça as diferenças entre rastreamento e monitoramento veicular
Em um contexto geral, é possível afirmar que o monitoramento auxilia na solução de problemas do cotidiano, onde é possível:
- Traçar rotas mais seguras;
- Localizar veículos roubados;
- Economizar combustível;
- Controlar a jornada de trabalho dos funcionários;
- Otimizar a rota logística.
O rastreamento, por sua vez, ajuda em análises de longo período por meio da coleta de informações. Além de:
- Estimar o tempo de entrega;
- Atualizar clientes;
- Oferecer mais segurança na entrega do cliente;
- Solucionar de forma breve as adversidades do dia a dia.
O principal benefício do monitoramento é possibilitar a gestão de frota em tempo real, sendo possível ter a previsão dos prazos de entrega.
Já a maior vantagem do rastreamento, além do fator segurança, é viabilizar para que o cliente realize análises para conseguir uma otimização na redução de custo e logística.
Em suma, o rastreamento e monitoramento veicular oferecem uma segurança maior para o automóvel em trânsito.
Rastreamento e monitoramento veicular: qual escolher para meu negócio?
Como visto, embora sejam por diversas vezes utilizados como sinônimos, o rastreamento e monitoramento veicular são diferentes.
Afinal, o rastreamento se responsabiliza pelas etapas do deslocamento do veículo, da carga e ainda de um indivíduo que pretende compartilhar com seus familiares ou contatos a sua localização. Isso permite uma potencialização da segurança das famílias, além de diminuir os custos com seguros automotivos.
O monitoramento, serve para supervisionar variados parâmetros da viagem. Desse modo, é um recurso usado para controlar a logística de frotas e o serviço de carga, principalmente no que diz respeito ao risco alto de roubo.
Nesse sentido, para escolher entre rastreamento e monitoramento veicular, você deve ter em mente que as duas ferramentas são necessárias. Portanto, ofereça o rastreamento e monitoramento veicular em sua central. Assim, você garante uma maior proteção de automóveis e cargas.
Vale ressaltar ainda, que a utilização dos dois recursos, te permite obter um destaque na concorrência. Além de proporcionar ao seu cliente um serviço customizado e de excelência, dando a solução de contratempos do cotidiano, além de realizar análises que contribuirão para mais facilidade no trabalho.
Melhore ainda mais a segurança do seu negócio com a Systemsat
Como visto, é recomendado que o rastreamento e monitoramento veicular ande de mãos dadas. No entanto, uma central de rastreamento deve contar com um ótimo Sistema.
Com a Systemsat é assim. Ela oferece o SXX, um software completo e totalmente flexível, que atende a diversas necessidades das centrais de rastreamento, independentemente do seu porte.
A sua flexibilidade é oriunda da possibilidade de acesso ao sistema, tanto pelo celular, quanto pelo computador a qualquer momento do dia. Além de que, o SSX permite uma personalização de acordo com as demandas do seu negócio. E, por fim, você só paga pelo que usar. Aproveite!