Dentre tantas soluções de rastreamento conhecidas no mercado, escolher oferecer rastreamento via satélite ou por radiofrequência pode ser um desafio.
Cada uma dessas opções possui suas particularidades, e podem ser recomendadas conforme o que os clientes buscam e esperam do rastreamento que estão contratando.
Porém, devido às distinções entre elas, é possível que dúvidas sejam geradas no momento de escolher quais ferramentas oferecer nas centrais.
Mas será que o rastreamento via satélite é melhor que o por radiofrequência, ou vice-versa? Se quiser conferir e identificar qual deve ter na sua central, continue a leitura da matéria que a Systemsat elaborou abaixo!
Aqui você entenderá as especificações de cada rastreador e assim, será mais fácil selecionar as tecnologias ideias para disponibilizar na sua central de rastreamento e atrair mais clientes.
Rastreamento via satélite ou por radiofrequência, qual é melhor?
Rastreamento via satélite
O rastreamento via satélite é, normalmente, a opção mais utilizada pelos gestores de frotas e também a mais fácil de ser encontrada.
Essa é uma categoria de rastreamento que tem como base a utilização dos dados do GPS e GPRS. Nesse sentido, um aparelho é instalado no carro, e consegue captar os sinais dos satélites de GPS, assim os dados em relação à localização desse veículo são enviados para o servidor da central.
Ao escolher o rastreamento via satélite ou por radiofrequência, entenda que, por meio dos satélites o veículo é acompanhado em tempo real, durante as 24 horas do dia. Ou seja, os gestores conseguem saber a qualquer momento onde o veículo, ou a carga está.
6 Vantagens do rastreamento via satélite
- A possibilidade de acessá-lo por meio de aplicativos de rastreamento;
- Em alguns casos, poder bloquear o veículo e fazer envios de alertas a autoridade competente;
- Ajudar na recuperação dos veículos em casos de roubos e furtos;
- Traz mais segurança aos condutores;
- Fácil identificação em casos de mudanças de rota;
- Tem um custo relativamente baixo para os clientes.
Também é importante destacar que o rastreamento via satélite é uma tecnologia acessível e facilmente receptível para os usuários e transportadoras, por conta da comodidade que lhes oferece no dia a dia.
Rastreamento por radiofrequência
Ao escolher o rastreamento via satélite ou por radiofrequência, entenda que, o rastreamento por radiofrequência, que como o nome já sugere, funciona por meio da emissão de sinais de rádio.
Nesse sentido, a central consegue acompanhar o deslocamento de uma frota, por exemplo, em locais fechados, como túneis e subsolos. Isso porque, os sinais de rádio não sofrem interferências de inibidores de sinais.
4 vantagens do rastreamento por radiofrequência:
- Sofrer menos oscilações de sinais.
- Dificultar a ação de criminosos que possuem bloqueadores de sinais, visto que cada aparelho possui uma frequência;
- Eficiência na localização dos veículos;
- Funcionamento em regiões mais afastadas das capitais.
Vale destacar que, geralmente, as etiquetas RFID são utilizadas nessa categoria de rastreamento. Elas são estruturadas por chips de silício e antenas. É possível encontrar RFIDs ativos, que podem enviar sinais, e passivos, que apenas respondem aos sinais enviados.
Infelizmente entre as desvantagens do rastreamento por radiofrequência, está o fato dele oferecer uma cobertura geográfica limitada. Logo, é possível utilizar o rastreador com eficiência apenas em ambientes regionais.
Em outras palavras, será necessário entender quais são as regiões de atuação dos seus clientes, e analisar se essa é ou não a melhor opção de rastreamento para eles.
Caso o intuito deles seja de realizar rotas mais longas, o recomendado então é o rastreamento por satélite ou a telemetria veicular.
Afinal, é melhor oferecer rastreamento via satélite ou por radiofrequência?
Como você pode notar, existem diferenças importantes entre o rastreamento via satélite ou por radiofrequência
— especialmente em relação à cobertura geográfica.
Outro ponto que difere essas duas categorias é o valor final que elas terão para os clientes, pois enquanto o rastreamento via satélite é mais simples, o que funciona por radiofrequência é mais robusto e com um custo de instalação mais alto.
Nesse sentido, o mais recomendado é que a sua central de rastreamento não se limite, e ofereça aos clientes, às duas possibilidades de serviços e um bom atendimento.
Dessa maneira, ao invés de correr o risco do cliente encontrar o tipo de rastreamento que almeja em outra empresa, você poderá explicar para ele qual é o rastreamento mais indicado para atender as suas expectativas.
Ao escolher rastreamento via satélite ou por radiofrequência, lembre-se de que, a tecnologia via satélite é mais adequada para viagens de longas distâncias, enquanto a radiofrequência é mais adequada para menores distâncias. Ou seja, às duas modalidades apresentam vantagens e desvantagens e a melhor opção deve ficar a cargo do cliente.
Além disso, com o rastreamento via satélite e por radiofrequência em seu portfólio de soluções, a sua central poderá ampliar os perfis de clientes atendidos.
Esse cuidado é imprescindível para aumentar o índice de satisfação dos consumidores e as possibilidades de fidelização dos mesmos. Apenas assim a lucratividade da empresa se manterá consistente e o faturamento mensal também!
Como encontrar a melhor solução para a sua central
A Systemsat, rede que atua no mercado brasileiro há décadas, oferecendo soluções para centrais de monitoramento e rastreamento, possui as melhores opções de rastreamento via satélite ou por radiofrequência para implementar nas centrais de todo país.
Atualmente a empresa é responsável por atender mais de 200 empresas em todo território nacional e em outros países. Sendo que, suas soluções monitoram mais de 250 mil ativos, gerando um faturamento anual entre todas as empresas parceiras de mais de 180 milhões por ano.
Portanto, se você deseja alavancar o seu negócio, entrar para as estatísticas dessa empresa de sucesso e ter na sua central as melhores soluções de rastreamento, conte com a Systemsat!
Com ela, você poderá adquirir planos adaptáveis para suas necessidades, e oferecer aos seus clientes as soluções mais eficientes que eles podem encontrar.
Quer conhecer mais sobre as possibilidades de expansão para centrais de rastreamento, as tendências desse mercado e como conquistar mais clientes? Então acesse regularmente o nosso blog. Por lá você acompanha tudo isso e muitos outros conteúdos exclusivos.