Como está o mercado de rastreamento veicular em 2022? 

A importância que o rastreamento veicular possui, seja no ramo empresarial ou no uso particular, é inquestionável. Mas assim como acontece em outros mercados, o mercado de rastreamento veicular passa por mudanças e atualizações ano após ano.

Pensando nisso, é fundamental que os donos de central de rastreamento estejam por dentro de todas as novidades disponíveis no mercado, acompanhem as tendências e consigam se antecipar para oferecer sempre boas oportunidades para seus clientes, o quanto antes. 

Por isso, para você que gosta de ficar bem informado, chegou a hora de conferir na matéria que a Systemsat preparou como está o mercado de rastreamento veicular em 2022. Além disso, você vai descobrir também quais são as novidades do ramo e como se destacar entre os concorrentes.

Importância do rastreamento veicular 

Como citamos anteriormente, a importância de contar com um sistema de rastreamento veicular é inquestionável, visto que diversos números apontam o quanto esse recurso impactou positivamente a segurança das frotas, além do seu gerenciamento. 

Dentre as principais vantagens na contratação desse serviço para uma frota, está a diminuição do número de danos e roubos. Saiba que há também uma redução de custos e garantia de entregas mais rápidas e seguras, tanto para a sua central de rastreamento, quanto para o motorista.

Vale destacar ainda que o rastreamento nas frotas aumenta muito as chances de recuperação dos veículos, caso eles sejam roubados — diminuindo assim os prejuízos para os donos das frotas.

Os rastreadores também permitem um controle em tempo real dos veículos, fazendo com que os motoristas se sintam mais protegidos no seu dia a dia ao longo do trabalho. 

Banner1 - Jornada dos motoristasComo a pandemia impactou o mercado de rastreamento veicular em 2022?

Apesar de algumas centrais de rastreamento esperassem que a pandemia da Covid-19 fosse impactar negativamente o seu setor de atuação, principalmente em 2020, quando ela estourou no Brasil, o que aconteceu foi completamente inverso a isso. 

A pandemia no país fez com que a busca por empresas de rastreamento aumentasse muito.

Isso porque com a extensão do tempo que as pessoas passaram em casa, elas perceberam a necessidade de contar com um rastreador, dado que muitos veículos precisam ficar estacionados na rua e não mais nos estacionamentos das empresas. 

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, houve um aumento de 45% na contratação dos chamados seguros enxutos, categoria em que as centrais de rastreamento se enquadram. 

Inclusive, mesmo após os momentos mais rígidos da pandemia no país, este continuou sendo um dos serviços que os gerenciadores de frotas reconhecem a importância e fazem questão de contar. Aliás, vale muito a pena. 

mercado de rastreamento veicular em 2022Avanços tecnológicos que podem acabar com o mercado de rastreamento e monitoramento 

É fato que a tecnologia nos impressiona a cada dia. Assim, os avanços tecnológicos trouxeram muitos benefícios para os mais variados setores, inclusive para o mercado de rastreamento veicular em 2022.

Porém, pensando a longo prazo é possível afirmar que o mercado de rastreamento está fadado ao fracasso.

Calma, não se assuste.

Essa afirmativa se confirma principalmente por conta das atualizações que as fabricantes estão realizando na produção dos veículos. 

Além de muitas fabricantes investirem constantemente em inovações para conseguir destaque no mercado, como os modelos elétricos, por exemplo, o setor automotivo tende a oferecer o rastreamento nos carros já de fábrica, o que seria trágico para quem oferece esse serviço. Já pensou nisso? 

Ao que tudo indica essa será uma novidade atrativa para a população brasileira, já que mesmo aumentando o custo de compra nos veículos, é possível conseguir um valor mais baixo na apólice do seguro. 

Como consequência desse avanço, os donos de centrais de rastreamento vão sofrer uma diminuição significativa de clientes, podendo até ter que fechar as suas portas. 

No entanto, é necessário considerar que as pessoas se acostumam com as novidades trazidas pelas fabricantes de veículos e se adaptam ao conforto e segurança de cada novidade.

Visto os pontos citados anteriormente, a melhor forma das centrais de rastreamento lidarem com essa mudança e se manterem firmes no mercado, é oferecendo um diferencial em relação ao rastreamento de fábrica dos veículos, como a telemetria veicular, por exemplo.

Como a telemetria veicular pode ser uma solução?

A telemetria veicular é um serviço que vai muito além do simples rastreamento de veículos, pois, por meio dela é possível oferecer aos clientes diversas informações em relação a sua frota de veículos.

Ela permite que os gestores tenham uma visibilidade completa de tudo que envolve as frotas, como, por exemplo, o histórico das rotas, o consumo de combustível, relatórios de desempenho dos motoristas, entre muitas outras informações importantes e necessárias sobre os carros. 

Esse dispositivo tecnológico instalado no veículo faz uma coleta completa de todas as informações de sua frota, e encaminha elas, remotamente por sinais de rádio e satélite, para o software monitorador de veículos.

Lembrando que esse software pode ser acessado pelo gestor com facilidade em qualquer lugar que ele esteja.

Vantagens da telemetria veicular para o mercado de rastreamento veicular em 2022

Ou seja, por meio da telemetria veicular é possível que os donos das centrais de rastreamento ofereçam aos gestores a possibilidade de ter mais precisão nas tomadas de decisões, uma vez que eles terão como base os dados concretos da frota e não apenas achismos.

Além disso, a telemetria pode despertar ainda mais interesse nos clientes da central do que só o rastreamento veicular, porque ela permite que eles reduzam os custos da frota, façam identificação de falhas rapidamente, tanto logísticas como mecânicas, elaborem um planejamento melhor das rotas, entre outras possibilidades. 

Vale ressaltar ainda que ao oferecer essa opção de serviço, os donos de centrais de rastreamento ainda podem contar com uma alta lucratividade mensal, pois são estimados para ter uma grande demanda de clientes a longo prazo. 

Por se tratar de um dispositivo que gera informações muito importantes para a gestão de uma frota e funciona aliado com a tecnologia, certamente a telemetria é uma solução excelente para aumentar os lucros de uma empresa de rastreamento! 

Se você quiser saber mais detalhes sobre a telemetria veicular, ou como a sua central de rastreamento pode aumentar o seu faturamento mensal, acompanhe o blog da Systemsat, empresa com muitos anos de experiência no mercado de gestão, mobilidade e segurança.