Entenda a diferença entre manutenção preventiva e preditiva

Manutenção preventiva ou preditiva_ qual a diferença

Para uma central de rastreamento é muito importante saber a diferença entre a manutenção preventiva ou preditiva, pois, além de demonstrar autoridade no ramo, ainda pode fazer com que a empresa consiga orientar melhor os clientes. 

Além disso, os veículos que não estão em boas condições certamente trarão algum problema para as frotas e até em caso de uso pessoal do carro.

Nesse sentido, ao saber como orientar seus clientes, as centrais de rastreamento podem evitar que eles tenham gastos imprevistos com reparos e consertos dos veículos, e também deles ficarem parados e improdutivos — o que certamente geraria prejuízo. 

Em todos esses casos, saber diferenciar a manutenção preventiva e a preditiva e como colocá-la em prática pode ser fundamental. 

Portanto, se você quiser entender como distinguir esses dois tipos de manutenções, confira a seguir a matéria que a Systemsat elaborou sobre o assunto!

O que é manutenção preventiva? 

Assim como o nome sugere, a manutenção preventiva se trata de um plano preventivo, para reduzir as despesas operacionais de uma frota, ou de veículos particulares, por meio da troca de peças e manutenções.

Em outras palavras, podemos dizer que trata de um cuidado prévio, para realização de troca de peças, conforme a sua quilometragem, tempo de vida e prazo estipulado pelo fabricante. Lembrando que tudo isso acontece independentemente do estado em que as peças se encontram. 

Dessa maneira, o parâmetro para as trocas da manutenção preventiva é a durabilidade das peças segundo os próprios fabricantes.

Ou seja, a manutenção preventiva tem como foco manter as peças dos veículos com o funcionamento o mais próximo possível do período estipulado de fábrica.

Manutenção preventiva ou preditiva qual a diferença

Os principais procedimentos de uma manutenção preventiva:

  1. Realização de trocas periódicas de óleo lubrificante;
  2. Planos de calibração e aferição dos equipamentos;
  3. Verificação periódica do sistema elétrico; 
  4. Verificação das condições dos pneus, motores e freios;
  5. Análise das condições em que se encontram as baterias dos veículos;
  6. Entre muitos outros cuidados, que podem evitar algum problema futuro no veículo. 

O que é a manutenção preditiva? 

Apesar de também ter como objetivo prevenir todo aparato físico dos veículos, a manutenção preditiva tem como base as condições reais que se encontram as peças. 

Nesse sentido, diferentemente da manutenção preventiva, essa faz um acompanhamento periódico dos equipamentos. 

Dessa maneira, mesmo que a instrução do fabricante seja uma, a manutenção preditiva considera a condição das peças analisadas, e não o prazo pré-estabelecido. 

Em outras palavras, a substituição de uma peça, por exemplo, pode ser feita antes ou depois da recomendação do fabricante. 

Para isso ser possível, esse tipo de manutenção necessita de diagnósticos e revisões regulares, que visam conferir o funcionamento de cada peça.

Estas revisões devem ser feitas constantemente, pois os componentes dos veículos podem sofrer desgaste tanto por questões ambientais como por questões de uso.

Por isso, a manutenção preditiva maximiza a vida útil e disponibilidade da peça, pois permite que ela só seja trocada ao não apresentar mais eficiência. 

Veja os principais métodos tecnológicos que a manutenção preditiva utiliza para realizar seus diagnósticos:

  1. Ultrassom;
  2. Câmeras termográficas;
  3. Análise de vibração;
  4. Teste de bateria;
  5. Sistema de rastreamento.

Diferenças entre manutenção preventiva ou preditiva: 

Como você deve ter notado, tanto a manutenção preventiva como a preditiva visam antecipar possíveis problemas nos veículos, e consequentemente, prejuízos em relação a isso. 

Entretanto, o principal diferencial nessas manutenções é o método que cada uma realiza essa prevenção. 

Pois, enquanto a manutenção preventiva utiliza trocas periódicas, a manutenção preditiva faz o acompanhamento do funcionamento dos equipamentos, para então, verificar a necessidade da troca.

É importante sinalizar que ambas possuem pontos positivos e negativos. A manutenção preditiva, por exemplo, gera uma maior economia, porém, necessita de um investimento em equipamentos especializados para fazer um acompanhamento eficiente.

Por outro lado, a manutenção preventiva também pode requer um custo mais alto para trocas de peças, mesmo daquelas que ainda estejam em funcionamento.

Ou seja, cabe ao gestor criar um plano de manutenção para fazer a escolha ideal para a sua frota. 

Para isso ele pode considerar, o valor que possui para investimento e o tempo que disponibilizará para essa atividade. Inicialmente o recomendado é fazer um planejamento de manutenção adequado às condições financeiras e as necessidades dos veículos.

Importância de contar com a manutenção preventiva ou preditiva 

Independentemente de qual tipo de manutenção um gestor escolha, elas podem evitar situações que atrapalhem muito o cotidiano das frotas e o faturamento da empresa. 

Além disso, as duas podem reduzir as despesas operacionais de uma frota com quebras e falhas inesperadas. 

Por meio delas, a vida útil das peças é estendida, diminuindo tanto os custos totais da frota, como também possíveis acidentes e multas. Por isso, é tão importante colocar uma delas em ação! 

Vale destacar ainda que, ao conhecer e fazer as manutenções necessárias das peças dos veículos — seja por tempo estabelecido, seja porque sua funcionalidade está comprometida — os condutores desses veículos também estão mais seguros. 

Contrate um serviço de rastreamento veicular

Certamente, por mais importante que seja realizar a manutenção preventiva e preditiva, nem todos os gestores de frotas conseguem administrar seu tempo para realizar essa função. 

Por isso, sabendo da importância que essas manutenções podem ter no dia a dia com os veículos, o mais recomendado é que eles contem com uma central de rastreamento eficiente nessa função. 

As centrais que atuam com as soluções de rastreamento e monitoramento da Systemsat, por exemplo, têm a oportunidade de oferecer aos gestores de frotas informações sobre datas, quilometragem e todas as outras necessárias para maximizar sua manutenção preventiva ou preditiva.

Dessa maneira, a realização dessas manutenções além de ficarem mais simples, exigindo menos dedicação dos clientes, serão mais precisas. 

Portanto, se o seu cliente já sabe a diferença entre a manutenção preventiva e preditiva, e conseguiu identificar a mais adequada para ele, explique também como o sistema de rastreamento pode contribuir com essa prevenção. 

Com o sistema de rastreamento da Systemsat é possível aprimorar o desempenho e a satisfação de cada um dos seus clientes.

Se quiser saber mais sobre o mercado de segurança veicular, as tendências no mercado de rastreamento e como a sua central pode se destacar, confira o blog da Systemsat regularmente!