Lidar com os problemas de uma frota pode ser um grande desafio e ter um plano de prevenção e um bom gerenciamento de veículos traz fluidez e melhorias para o seu negócio.
Prevenir os problemas de uma frota, consequentemente, evita correr o risco de perder dinheiro.
Para que esse cuidado seja feito de maneira certeira, sem deixar nada para trás, o gestor de frotas precisa se atentar a diversos detalhes.
Se você vive uma situação semelhante e deseja otimizar a equipe de transporte que está sob sua responsabilidade, confira as dicas que a nós da Systemsat preparamos para você, te orientando a lidar com os problemas de uma frota.
Veja agora 5 dicas para lidar com os problemas de uma frota:
1. Mantenha a manutenção da frota sempre em dia
Ao lidar com os problemas de uma frota, nunca encare a manutenção como uma despesa. É verdade! Sabemos que existe um custo para isso. Mas, a manutenção da frota precisa ser encarada como uma forma de prevenção.
Até porque, a longo prazo, a organização dessa análise dos veículos possibilitará um bom custo-benefício sobre os automóveis que estejam com a manutenção em dia, evitando custos extras e, normalmente, fora do orçamento.
A falta de atenção do gestor neste quesito pode resultar em um dos problemas de uma frota. Por exemplo, contar com um sistema que faz o controle de quilometragem dos veículos da sua frota pode te ajudar.
Se não tiver um sistema assim, erros nessa gestão podem acontecer e provavelmente tornam constantes as reparações dos veículos, onerando o financeiro da sua empresa e causando até prejuízos, na pior das situações.
Para lidar com os problemas de uma frota, fique atento:
- Aos prazos de vistorias dos veículos;
- Em acompanhar a condição dos veículos e aproveitar enquanto o veículo estiver com garantia para troca de peças, se isso for necessário – por exemplo, caminhões costumam ter garantia de 12 meses sem limite de quilometragem;
- Contar com a telemetria veicular, responsável por fazer o monitoramento completo dos veículos, entregando dados importantes para análise de desempenho;
- Realizar manutenções preventivas e preditivas – Entenda aqui a diferença entre elas;
2. Contratando mão de obra qualificada
Lidar com os problemas de uma frota envolve contratar mão de obra qualificada, ou seja, pensar nos motoristas que conduzem os veículos.
Por isso, é fundamental fazer uma boa seleção e contar com o melhor time para atender sua frota.
Caso isso não seja feito, uma mão de obra desqualificada pode atrapalhar todo o fluxo de trabalho da sua empresa e ainda danificar seu veículo, causando prejuízos.
Em situações como essa, o indicado é realizar treinamento na sua equipe de motoristas para aprimorar a dirigibilidade, que vai gerar uma produtividade melhor, ao fazerem a condução da forma correta.
A dica aqui é para formar em sua central de rastreamento equipes com motoristas que, de fato, saibam lidar com problemas de uma frota, conheçam os veículos e tenham experiência nessa rotina.
Outra dica fundamental é contar com os sistemas de rastreamento e monitoramento da Systemsat. O sistema de rastreamento e monitoramento da Systemsat consegue mostrar como está sendo a condução de cada motorista, além de, identificar se tem algum problema no veículo.
Dessa forma, você poderá direcionar o tipo de treinamento correto para o melhor desempenho desse profissional, ou buscar alguém mais adequado ao perfil que precisa.
3. Cuidando da segurança dos condutores ao lidar com os problemas de uma frota
É verdade que um gestor tem muitas tarefas para se preocupar, mas com certeza uma das mais importantes é com a segurança, tanto do condutor, quanto da sua frota de veículos.
Tão importante quanto cargas que chegam ilesas ao destino, é a proteção dos motoristas. Então, priorize sempre a proteção.
Por meio dos aplicativos de telemetria, você pode estudar os melhores trajetos a serem percorridos por cada motorista, além das condições do veículo para a viagem.
Sendo assim, é indicado que descarte rotas com alto índice de assaltos às cargas, pistas íngremes e trajetos longos.
Além disso, você também deve incentivar a conscientização de toda a equipe quanto à educação no trânsito e à condução defensiva, de modo a evitar que motoristas se envolvam em acidentes nas estradas e demais problemas que possam surgir.
A manutenção também precisa estar em dia, o que aumenta o nível de segurança, diminuindo assim os riscos de problemas de uma frota.
4. Respeitando os limites de carga
Um dos pontos muito importantes para ficar atento, com o objetivo de evitar problemas de uma frota, é o limite de carga a ser transportada.
Caso tenha um deslize e não perceba um excesso de carga, você pode colocar em risco toda a logística, horários, prazos de entrega e até a vida do funcionário em questão.
Consequentemente, os clientes ficam insatisfeitos e as despesas com transporte errado de mercadorias começam a surgir, por exemplo.
Além disso, pode sofrer com multas, o condutor com pontos na carteira de motorista e ter uma baixa em seu orçamento por causa disso.
Então, se você não deseja lidar com esse e demais problemas de uma frota, comece a ter maior controle sobre a quantidade de mercadoria em estoque e verifique regularmente o que é enviado para o transporte.
Além disso, elabore planilhas que possam ser atualizadas conforme a demanda do dia a dia da sua frota. Melhor que isso é um sistema que automatize todo esse processo.
5. Aposte na tecnologia e integração da equipe ao lidar com os problemas de uma frota
Um bom gestor de frotas terá a grande e difícil missão de liderar todas as equipes envolvidas em desempenhar um bom trabalho para o sucesso dos negócios.
Porém, o lado profissional pode falhar, e para lidar com os problemas de uma frota como um todo, é possível contar com um sistema eficiente que vai ajudar no gerenciamento.
O SSX da Systemsat é ideal para se tornar o seu parceiro na hora de acompanhar os dados dos veículos.
Ele oferece diversas informações que farão você conhecer melhor sua frota e também seus motoristas.
Outra forma interessante de unir a tecnologia com o lado profissional é promover eventos de integração entre a equipe e sempre manter seus profissionais bem atualizados, sobre as principais novidades do mercado.
Solucionar problemas de uma frota significa buscar os melhores resultados para o seu negócio, possibilitando o crescimento dele.
Esperamos que as informações que compartilhamos por aqui possam te ajudar em suas atividades de logística dos seus clientes.
O SSX da Systemsat te ajuda a gerenciar a frota da melhor maneira possível, otimizando seu tempo e permitindo economizar nas finanças, por meio de dados. Fale com um de nossos consultores, fique por dentro de todos os detalhes e solicite um orçamento.