Como precificar a telemetria veicular? – Assista uma aula gratuita

Muitos donos de centrais de rastreamento estão aproveitando a expansão da telemetria veicular para incluir esse tipo de serviço nas opções para os clientes, mas nem todos sabem ao certo como precificar a telemetria veicular. 

É muito comum que haja essa dúvida, pois se trata de uma opção de rastreamento muito mais completa e com funcionalidades que podem contribuir muito com os objetivos dos clientes, entretanto que deve ter um preço justo. 

Por conta disso, saber precificar esse serviço é uma parte muito importante no sucesso de uma central e pode até demonstrar o profissionalismo que ela tem. 

Portanto, se esse for o seu caso, e você quer sair na frente da concorrência ao saber como precificar corretamente a telemetria veicular na sua central, veja abaixo a matéria que a Systemsat elaborou sobre o assunto. 

Primeiramente entenda o que é precificação:

A precificação nada mais é do que a determinação do preço de um produto ou de um serviço — nesse caso, estamos falando do valor que será comercializada a telemetria veicular aos seus clientes. 

Para fazer a precificação o dono da central, deverá avaliar muito bem os custos que a empresa possui e o que seus clientes esperam. Além disso, também deve haver um olhar atento ao mercado, para os preços praticados pela concorrência, o seu público-alvo entre muitos outros fatores. 

Veja como precificar a telemetria veicular e quais fatores devem ser considerados:

Entenda quais são as suas possibilidades de investimento

Uma das primeiras coisas para se considerar na hora de pensar em precificar a telemetria veicular são as possibilidades de investimento da sua central. 

Isso porque, dependendo da sua capacidade de investimento, o projeto de telemetria terá que ser adaptável. Além disso, isso fará com que você consiga identificar qual é o perfil dos seus clientes e o que eles esperam da telemetria veicular. 

Assim, a sua empresa pode começar a vender o serviço de telemetria veicular para um certo tipo de público, e depois ir se especializando para atingir um perfil de cliente diferente, ou até complementar. 

precificar a telemetria veicular Entregue um resultado maior do que o valor cobrado do cliente ao precificar a telemetria veicular

O segundo ponto a considerar na hora de precificar a telemetria veicular é o resultado que seus clientes terão na contratação do seu serviço. 

Se pergunte se o resultado será maior que o valor cobrado, ou se está acontecendo ao contrário. Isso porque, os valores cobrados pela sua empresa devem ser atrativos nesse sentido. 

Perceba a diferença entre preço e valor ao precificar a telemetria veicular 

Outro fator importante para conseguir precificar a telemetria veicular esse serviço na sua central, é entender a diferença entre preço e o valor. 

Imagine que o preço está diretamente ligado ao valor monetário pago pelos clientes. Já o valor está relacionado aos diferenciais da sua empresa, as vantagens e a qualidade dos serviços realizados. 

Portanto, opte por um preço que seja compatível com o que você oferta, com os benefícios que o seu serviço oferece. 

Isso sim, será importante na escolha dos clientes e no preço que eles poderão pagar pela telemetria!

Níveis de telemetria veicular 

Vale destacar que o nível de telemetria veicular que a sua rede oferece aos clientes também interfere diretamente na precificação da sua central de rastreamento

Atualmente as centrais oferecem a telemetria básica, intermediária e a avançada, cada uma delas com soluções diferentes e voltadas para um determinado tipo de público. 

Certamente, quanto maior for o nível de telemetria que a sua empresa oferece, mais caro ela deverá cobrar, pois, há uma diferenciação nos equipamentos utilizados — lembrando que todas elas devem ter um valor agregado. 

Tenha em mente que a telemetria veicular é uma solução mais avançada, e está entre as opções mais recentes do mercado de segurança automotiva. 

Além disso, se esse serviço for ofertado para uma empresa gestora de frotas, por exemplo, ela encontra diversas vantagens na contratação, uma vez que, ela poderá ter uma redução de custos a partir dos dados que a telemetria fornecer, otimização de processo, produtividade da frota e muito mais! 

Nesse sentido, é importante que o preço da telemetria veicular seja justo, atrativo para os clientes e competitivo. 

Avalie o mercado e a sua concorrência para precificar a telemetria veicular

Avaliar como está esse mercado, é um excelente norte para conseguir tomar uma decisão ao precificar a telemetria veicular na sua empresa. 

Isso porque, você entenderá como os seus concorrentes estão trabalhando, o que os clientes esperam da contratação desse serviço, quais são as principais novidades e muito mais!

Lembrando que a sua central não precisa oferecer um preço mais baixo do que a concorrência, mas deve ter diferenciais e benefícios que atraiam os clientes, seja por profissionalismo, pelo bom atendimento, experiência na hora de tirar dúvidas, entre outros critérios que as pessoas levam em consideração na hora de fechar a contratação. 

Nesse sentido, uma ótima forma de se destacar é oferecendo um serviço personalizado para cada cliente. 

Estipule o lucro que a sua empresa deve ter, mas considere também a expectativa dos clientes ao precificar a telemetria veicular

Estipular a lucratividade que a sua empresa almeja nas negociações com os clientes é fundamental na hora de definir o valor dos serviços. 

Isso porque, a margem de lucro escolhida, será literalmente o quanto a sua empresa é vantajosa para as suas finanças. 

Porém, lembre-se que a sua central deve ter como prioridade o objetivo de atender aos desejos do seu cliente e desenvolver um projeto que corresponda com o perfil deles, assim, certamente a decisão de precificar a telemetria veicular será mais adequada, do que somente ao avaliar os custos da empresa. 

Por fim, se você quiser acompanhar todos os detalhes que incluem um plano para precificar a telemetria veicular, assista essa aula gratuita produzida pelo canal da Academia da Telemetria. 

Certamente ao assistir esse conteúdo você tomará uma decisão assertiva na hora de precificar a telemetria veicular na sua central de rastreamento! Além disso, entenderá como funciona na prática essa decisão. 

Confira também outros conteúdos exclusivos que podem contribuir com o crescimento da sua central de rastreamento no blog da Systemsat. 

precificar a telemetria veicular