Não é por acaso que os administradores de frotas, em solo braisleiro, investem 69% em telemetria veicular na segurança dos trabalhadores e veículos e abalam de forma direta na proteção de sua frota.
O motivo é que, por meio desta tecnologia, controlar automóveis, motores e cargas ajuda a disponibilizar dados estratégicos de forma simultânea para o gestor da frota, como, por exemplo, desvio de trajeto ou velocidade do veículo.
Com isso, você tem a capacidade de escolher por alternativas assertivas para diminuir acidentes, além de determinar manutenções preventivas.
Então, se você quiser compreender como a telemetria veicular funciona, aqui iremos abordar que esta pode ser uma ideal parceira para seu empreendimento. Dê continuidade a leitura.
Telemetria veicular na segurança dos trabalhadores e veículos: prevenção de acidentes
A telemetria veicular segurança dos trabalhadores e veículos é assertiva porque oferece o encaminhamento de informações que podem apontar comportamento perigoso no trânsito. Por meio desses dados, os gestores de frotas conseguem identificar atividades com a finalidade de prevenir acidentes posteriores.
Isso se dá por causa da implementação de soluções de monitoramento, que otimizam as ações, comparando as informações de telemetria como, por exemplo, curvas bruscas por imagens de vídeos, acelerações e frenagens.
Com isso, o gestor compreende a causa de um desvio e entra em contato com o motorista simultaneamente, por meio da comunicação direta ou alarmes, dependendo da situação.
Ao ser aplicada em outros sistemas como o monitoramento através de vídeo, a telemetria veicular se torna bem maior em eficácia, pois o empreendimento terá a dissipação dos sensores de fadiga e videomonitoramento da cabine.
Proteção dos motoristas e a telemetria veicular
É válido ressaltar que um condutor esgotado fisicamente ou que possui um perfil imprudente, tem a probabilidade de colocar sua vida em perigo.
Afinal, estatísticas apontam que apenas em 2021, os registros foram em torno de 63.447 de casos em rodovias. Sem contar que a quantidade de óbitos é alarmante, em cada 100 acidentes ocorridos com vítimas, 10 sucumbiram.
Grande parte destes acidentes se dá por causas em que os condutores adormecem ou não conseguem agir de forma adequada às condições no percurso, pelo motivo de estarem cansados.
Com isso, a telemetria veicular na segurança dos trabalhadores e veículos como os caminhões, se torna uma ferramenta essencial.
Por meio das câmeras que são aplicadas na cabine do caminhão, pode ser realizado o monitoramento do estado físico dos condutores pelos frotistas.
Assim, as câmeras conseguem identificar sonolência, distração e bocejo apontando cansaço. Além disso, o tabagismo e a atualização dos celulares também são detectados.
Então, os condutores recebem um alerta sonoro para identificar um comportamento inadequado. Dessa forma, se algo estranho ocorrer, o cliente pode solicitar o contato de outro condutor para ficar de frente de forma imediata para a realização do serviço.
Evite a subtração de cargas no Brasil com a Systemsat!
Mesmo com os roubos de cargas caindo desde do ano de 2017, este é um tipo de adversidade que leva danos para empresa de frota. Pesquisas apontam que o roubo de carga aumentou em 2021.
Uma das mais afetadas foi a rodovia de São Paulo, no total de 4.131 de casos em uma porcentagem de 4,1%, baseado no comparativo do ano anterior.
Então, é interessante implementar estratégias com a telemetria veicular na segurança dos trabalhadores e veículos para elevar a proteção da carga, pois além da prevenção de roubos, o cliente terá um motivo a favor para solicitar seu negócio.
Portanto, não perca mais tempo e solicite um orçamento com a Systemsat, aqui você pode contar com o software SSX, capaz de resolver todos os seus problemas e você só paga pelo que usar! Aproveite.