Como reduzir custos na frota de carros

reduzir custos na frota de carros

Saber como reduzir custos na frota de carros é uma dúvida que paira, principalmente quando você opera no segmento ou é gestor de uma frota. Quando se impõe a este cargo, tanto na gestão de frotas, quanto como motoristas, a prioridade deve ser com a vida das pessoas.

Inserir uma cultura de segurança em seu negócio é a primeira etapa. Em seguida, o gestor deve buscar uma otimização nos resultados.

Empreendimentos que possuem sucesso, disponibilizam serviços e produtos com qualidade e rentabilidade. Na perspectiva financeira, não basta ter uma elevação, é necessário observar os custos de atividades, pois elas definem bastante os lucros finais do empreendimento. 

Dessa forma, é preciso realizar pesquisas, cálculos e examinar minuciosamente os detalhes para diminuir o máximo de gastos desnecessários, proporcionando lucros ao negócio, além de otimização em sua atividade.

5 maneiras de reduzir custos na frota de carros

1.Realize uma administração nos combustíveis

A primeira maneira de reduzir os gastos de sua frota de carros, é através de um minucioso controle de despesa com combustível.

Isso pode ser feito até mesmo com planilhas manuais que ajudam nesse quesito. No entanto, não se compara a um sistema de gestão de frotas inteligente para desempenhar essa função.

Um exemplo é o carro conectado no software da Systemsat, no qual é executada uma telemetria que recolhe informações essenciais do automóvel. Dentre as suas funções, estão seu consumo e informações sobre a condução, proporcionando ideias de reduzir os gastos em sua frota de carros.

2. Elabore trajetos inteligentes

Criar trajetos eficazes é essencial para a diminuição de gastos da frota de carros e para a elevação da produtividade da companhia. Vale ressaltar que o carro conectado que é construído pelo sistema de localização gestão de frotas tem benefícios de auxiliar o gestor de frotas nesta tarefa.

Pelo fato que este sistema oferece a possibilidade de examinar os percursos optados e transformá-los em ponto de partida para a criação de melhores trajetos.

Com isso, as rotas podem ser menores e incluir uma maior quantidade de clientes no trajeto, por exemplo. 

Além do mais, esta ferramenta oferece o monitoramento em tempo real, como este artifício oferece o deslocamento para quem está no local mais próximo de algum imprevisto ou negociações que ocorrem no decorrer da jornada de trabalho.

3. Disponha e frotas terceirizadas

Uma parcela dos empreendedores acredita que a frota de carro própria, sai bem mais em conta para o formato de negócio usado pela empresa. Porém, dispor de uma frota terceirizada elenca uma diversidade e vantagens, além de diminuição de gastos.

Além disso, estudos relataram que foi possível observar que o cliente obteve uma diminuição em cerca de 31% dos gastos comparados à frota própria. 

Existem dois elementos para este resultado. Um, é que o empreendimento não arca com a depreciação dos automóveis. Segundo, ela pode encaminhar a quantia se era designada para a aquisição de automóveis para outro planejamento para o empreendimento.

4.Realize manutenções preventivas   

Geralmente, a manutenção preventiva sai bem mais em conta que a manutenção corretiva. Estudos apontam que há uma poupança no setor por volta de 40%.

Pelo fato de que, na manutenção, as peças que apresentam desgaste são localizadas e modificadas, antecedendo qualquer adversidade.

Dessa forma, manter um controle com revisões programadas é ideal para reduzir gastos na frota de carros.

5.Selecione as multas 

Quem lida diariamente com a direção tem chances de obter pequenas e grandes multas. Sendo assim, é interessante verificar as multas cometidas pelos funcionários e criar políticas para resolver estas situações.

É sugerido elaborar diretrizes internas que instiguem os motoristas no cumprimento das leis e trânsito. Essa medida ajuda na segurança e previne gastos de recursos, como perda de efetivo por suspensão da carteira de habilitação ou pagamento de taxas.

Sem contar que é primordial percorrer dentro do prazo estimado, com penalidade aos encarregados. Portanto, multas e taxações são encaminhadas aos motoristas e não abalam os cofres da companhia.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Systemsat e saiba todas as novidades e dicas que envolvem o mercado de gestão de frotas de carro e segurança veicular.escolher o melhor sistema de rastreamento e monitoramento