De acordo com dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), os roubos de carga nas rodovias do Brasil tiveram redução de 35% em 2019 em comparação ao ano anterior. A perspectiva é que a taxa continuasse a cair. Contudo, as operações policiais contra roubos de cargas continuam prendendo quadrilhas no Rio e em outros estados. Com esse cenário, uma solução criada para minimizar riscos é a adaptação ao sistema de rastreamento com redundância. Ele permite que as transportadoras tenham acesso a benefícios tecnológicos capazes de garantir proteção completa da frota. Confira!
Rastreamento com redundância: o que é e como funciona?
A operacionalidade do rastreamento com redundância é bem simples. A tecnologia inteligente usada no aparelho de rastreamento, possibilita integração com outros tipos mais comuns, sem que necessite ligação elétrica entre eles. A manutenção desta individualidade nas ações admite custo reduzido.
À vista desses fatores, o rastreamento no estilo redundante é definido como aquele que pode ser instalado em qualquer área interna do caminhão, de modo a contribuir com o reforço da segurança.
Como funciona?
A localização e comunicação com a central é feita por meio de satélites GPS e canal de dados do GSM/GPRS, respectivamente. A alta capacidade de telemetria permite monitoramento em tempo real. Como o aparelho é robusto, fica escondido e não é facilmente visualizado por criminosos. Isso impede o desligamento antes que os dados sejam registrados na central.
O que fica à disposição com o rastreamento com redundância?
As frotas que aplicam o rastreamento com redundância com as opções Anti-Jammers, dispositivos portáteis com sinal banda larga para celular, têm à disposição os seguintes recursos:
- navegador GPS virtual;
- possibilidade de localizar o veículo 24h via internet;
- relatório de quilometragem e velocidade registrada durante a viagem;
- limitador de velocidade;
- cerco eletrônico virtual;
- disposição de pontos de referência no mapa;
- corte da ignição do veículo, o que impede a partida;
- sinal de satélite interceptado pelo celular;
- atuação independente e autônoma, sem necessidade de chip para verificação.
Mas afinal, qual é a contribuição para a frota?
O rastreamento com redundância assegura a otimização de processos para a frota:
- reforça a segurança;
- diminui custos;
- acelera a gestão;
- identifica erros;
- fortalece a eficiência do serviço desenvolvido.
Ofereça o rastreamento com redundância para seus clientes!
Sua central de rastreamento pode ficar mais completa quando passar a oferecer o rastreamento com redundância. Esta é uma das soluções para sair na frente dos concorrentes e aprimorar suas ferramentas.
Nós da Systeamsat, nos preocupamos em fornecer as melhores soluções para centrais de rastreamento, para que sua empresa possa ter boa performance. Entre em contato conosco para obter mais informações sobre esse tema e conhecer os recursos que disponibilizamos!
Aproveite para ler sobre temas relacionados a este em nosso blog. Veja: