Se referindo a um conceito que permite a conexão da internet com objetos físicos, a Internet das Coisas no mercado veicular também pode ser uma realidade. Isso porque a ideia da IoT (Internet das Coisas), foi causar um impacto na tecnologia como um todo, permitindo diversas oportunidades de investimentos em segmentos diferentes, como é o caso do rastreamento veicular e da segurança eletrônica.
Aliás, a tendência de carros conectados está ganhando cada vez mais a confiança do público e abrindo portas para o mercado de rastreamento, especialmente no que diz respeito a temas como gestão de frota e segurança.
Hoje vamos esclarecer para vocês o conceito de Internet das Coisas e seus modus operandi dentro do mercado de veículos, acompanhe!
O conceito da Internet das Coisas
Basicamente, o conceito da Internet das Coisas se resume ao processo tecnológico em que os objetos que usamos se conectam a nós. Ou seja, estamos falando da conexão de celulares, relógios, geladeiras, smart TVs, e até mesmo os veículos.
A expressão é intimamente associada ao RFID (Identificação por Radiofrequência), entendido como um sistema de comunicação, mesmo permitindo que outras tecnologias sem fio, tecnologia de sensores ou códigos QR estejam envolvidas.
Desse modo, trata-se de uma espécie de evolução tecnológica a partir da praticidade, defendendo que qualquer dispositivo possa conectar-se a um software e desenvolver uma comunicação inteligente.
Como funciona a Internet das Coisas no mercado de rastreamento veicular?
Considerando que os carros estarão conectados à internet, certamente eles gerarão dados. Nesse sentido, através das informações que os próprios veículos rastreados transmitem, o sistema de recuperação veicular é criado.
De forma geral, as centrais de rastreamento operam por conta da plataforma de rastreamento (software) rastreador e, claro, a conectividade que permite a ligação entre os dois primeiros elementos.
Em outras palavras, será necessário instalar um rastreador no carro com o chip que faz a integração implementado, por meio da rede mobile, com a plataforma de rastreamento. Assim, essa tríade consegue realizar a recuperação veicular.
Vale ressaltar que uma central de rastreamento auxilia também na gestão de frotas, informando sobre o tempo de manutenção, troca de óleo e consumo de combustível, por exemplo.
Além disso, a Internet das Coisas no mercado veicular pode funcionar muito bem na gestão de equipes externas, sendo possível controlar a velocidade do automóvel, gasto com combustível e distância percorrida. Todos esses exemplos são possíveis através do rastreador instalado no veículo que tem acesso a internet.
Qual o impacto da internet das coisas no mercado de rastreamento veicular?
Foi realizada uma pesquisa pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran), em julho de 2020, apontando que o Brasil conta com mais de 100 milhões de automóveis registrados. Dessa quantidade, menos de 5% aderiram ao serviço de rastreamento veicular.
Por outro lado, o aumento de roubo de carros vem crescendo cada vez mais no mercado. Somente em 2020, mais de 97 mil veículos foram roubados, fortalecendo a necessidade das pessoas buscarem ferramentas que protegem o seu bem, além de ser um momento oportuno de difundir o mercado de rastreamento e telemetria.
Outro fator importante é que a telemetria em veículos consegue favorecer a gestão de empresas, oferecendo informações para que os administradores apostem em tomadas de decisões para otimizar a logística. Com isso, é possível até mesmo economizar com combustível e gastos de pneus.
Isso não é tudo! Entre as vantagens do rastreamento veicular, estão:
- Rastreamento de frota em tempo real;
- Gestão de frota otimizada;
- Roteirização de entregas.
São diversas possibilidades que podem ser exploradas. Tudo isso contribui para uma melhoria na vida dos usuários.
Buscando por uma plataforma de rastreamento veicular? Conte com Systemsat!
O empreendedorismo aliado à tecnologia sempre entregou um bom resultado, com o avanço da tecnologia IoT, isso ficou ainda mais fácil! Não é por acaso que a Internet das Coisas no mercado de rastreamento veicular e segurança, se encontra cada vez mais estimulada.
Para otimizar ainda mais o monitoramento dos veículos, a Systemsat conta com o sistema SSX,um software completo e personalizável, ou seja, você pode adequá-lo às necessidades de sua empresa, aproveite!