O rastreamento de carga é um serviço fundamental para empresas de todos os tipos. Afinal, a maior parte das companhias entregam mercadorias aos seus clientes ou recebem mercadorias dos seus fornecedores. Frotas próprias ou terceirizadas podem usufruir da rastreabilidade como estratégia para encantar e fidelizar os consumidores. Saiba como o monitoramento veicular pode mudar a experiência do cliente para melhor!
Importância do serviço de rastreamento de carga
O rastreamento de carga é um serviço de alta tecnologia feito por softwares que integram mapas, operadoras móveis e comunicação por satélite. Dessa forma, é possível obter informações sobre rotas de transporte e monitorar as frotas de veículos em tempo real. A atividade oferece diversos recursos, como indicadores de falhas, alarmes para situações de risco, integração de setores, etc.
As centrais de rastreamento prestam o serviço a empresas de todos os segmentos, para que essas possam melhorar ainda mais seu processo logístico. Dessa forma, as companhias podem otimizar os roteiros de viagem, agilizar a realização das entregas e prevenir possíveis erros.
Mas, sem dúvidas, uma das principais vantagens do rastreamento de carga é a melhora que ele traz ao relacionamento entre empresa e cliente. Chamamos esse conceito de experiência do cliente. Entenda melhor, a seguir.
Como o rastreamento influencia na experiência do cliente
A experiência do cliente abrange todos os pontos de interação entre a marca e seu público de interesse. Uma das formas de elevar a vivência do seu cliente a um outro nível é oferecer um serviço diferenciado e de qualidade! Nesse cenário, uma central de rastreamento pode – e deve – investir seus esforços em softwares profissionais.
Veja, na sequência, os tópicos que podem ser desenvolvidos com a presença de um bom sistema de rastreamento veicular.
Redução de reclamações no SAC
Um software de rastreamento possui tecnologia avançada capaz de prever uma série de imprevistos no transporte, como avarias, extravios e atrasos. Além disso, os prejuízos decorrentes de roubos, furtos e sequestros podem ser minimizados mediante os alertas da ferramenta de gestão. Dessa forma, quanto menos problemas a entrega tiver, menos reclamações o SAC da empresa terá!
Aumento da satisfação do cliente
O uso de um software de monitoramento de cargas oferece informações em tempo real. Isso significa que sempre que houver qualquer alteração no planejamento da rota ou do prazo previsto de entrega, o cliente será notificado. Sendo assim, a empresa demonstra o cuidado com o serviço prestado e o valor que seu consumidor tem para ela.
Uma comunicação clara e objetiva faz com que o cliente se sinta muito mais acolhido e compreensivo em relação a erros. Logo, a experiência do cliente torna-se mais transparente e a fidelização é certa!
Evolução dos sistemas de atendimento
É possível melhorar ainda mais a experiência do cliente quando vinculamos os portais online de notificação à ferramenta de rastreamento. A associação dos dois serviços otimiza as estruturas de suporte ao consumidor, gerando uma comunicação mais direta. Desse modo, a espera em chamadas telefônicas e o congestionamento de linhas e ramais são consideravelmente reduzidos.
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Fique por dentro do blog da Systemsat! Lá, abordamos assuntos relacionados a softwares de monitoramento veicular, centrais de rastreamento e muito mais! Veja alguns artigos que separamos para você:
- Por que investir no mercado de rastreamento veicular é um bom negócio?
- Importância do rastreamento e monitoramento de entregas
- Conheça os tipos de rastreamento para oferecer a clientes
- Dicas de gestão para iniciar uma central de rastreamento