Evitar excesso de carga pode ser um desafio já que a fiscalização nas rodovias está cada vez mais exigente. Seu monitoramento não se restringe para o peso total da carga, considerando também a distribuição da carga por eixos. O prejuízo em multa para quem trafega com a carga acima do permitido pode chegar a R$ 30 mil. Por isso, o excesso de carga em veículos é uma questão que deve ser solucionada em qualquer frota.
O gestor deve zelar pela segurança da carga e do motorista no trecho, pois as consequências de tal erro podem ser fatais. Para saber como evitar o excesso de carga em sua frota, continue lendo esse artigo da SystemSat.
Conheça os métodos para evitar excesso de carga
Conservar as características da carga
É feito por diversas empresas com o objetivo de não correr o risco de exceder a quantidade de peso no transporte. Por meio dessa prática, é possível facilitar a rotina das viagens e diminuir a variação de carga entre os deslocamentos.
Burlar as regras para cumprir um prazo não é o mais indicado, pois o barato pode sair caro. Por exemplo, caso o veículo precise passar por uma via onde ultrapassará o peso máximo permitido. Sendo assim, ao calcular os gastos com manutenção corretiva, avarias na carga, riscos de acidente e possíveis multas, os prejuízos podem ser maiores do que o gestor de frota imagina.
Distribuir corretamente a carga no veículo
Má distribuição dos pesos entre os eixos do veículo pode trazer grandes prejuízos à sua frota. Isso pode acontecer mesmo que o peso carregado esteja correto.
É essencial considerar o número de eixos do caminhão, a distância entre eles e onde está o centro de gravidade do bruto. Recomenda-se tentar equilibrar o peso das cargas pelo espaço para evitar gastos com manutenção.
Além disso, é preciso considerar também a quantidade de eixos e a distância entre eles. A medida é essencial para excesso de carga em um eixo. Tais casos normalmente causam gastos inesperados com manutenção.
Em casos de uso de carroceria, é preciso atentar-se ainda mais para não carregá-la de forma desigual. Dessa forma, evita-se que o esforço seja além do suportado na suspensão e dos pneus, não prejudicando as frenagens e deformar no quadro do chassi.
Evite danos no veículo
Sobrecarregar o veículo pode trazer danos irreparáveis no futuro. Exceder o limite em alguns quilos pode danificar e trazer um prejuízo imenso na manutenção do caminhão.
Além da segurança dos próprios motoristas nas estradas ser extremamente reduzida, tendo em vista que o risco de acidentes é ainda maior com o sobrepeso. Ou seja, dirigir com excesso de carga não causa nada além de prejuízos à gestão de frotas.
Veja também como lidar com problemas de uma frota aqui
Acompanhe o carregamento
Acompanhar cada carregamento e analisar toda sua documentação são umas das soluções para evitar problemas na hora de transportar a carga. Para isso, a ajuda de um bom software de rastreamento veicular é uma ótima alternativa.
Com ele, o controle de gastos da viagem é facilitado, além de reduzir os custos do trajeto e montar rotas mais eficientes para sua frota. Além disso, tal serviço é fundamental para os gestores que buscam otimizar sua logística de distribuição e uma boa avaliação dos motoristas.
Conte com a Systemsat para montar uma central de rastreamento e monitoramento agora mesmo e garanta benefícios adicionais. Somos líder de mercado de sistemas de rastreamento com mais de 250 mil ativos rastreados em todo o Brasil. Entre em contato para saber mais sobre nossos serviços.