Como utilizar faixas refletivas em frota de caminhões

Conheça as faixas refletivas e como utilizar em frota de caminhões

Existem diversos itens que aumentam a segurança no trânsito e entre alguns deles estão as faixas refletivas em frota de caminhões. Eles são os responsáveis por ajudar na visualização dos veículos, sendo ideal para frota de caminhões.

Sabemos que a segurança no trânsito é um assunto que está sempre em pauta e todas as ações que forem possíveis de colocar em prática para aumentá-la, se torna um ponto muito positivo.

Sendo assim, essas faixas refletivas são ideais para melhorar a visibilidade dos veículos, principalmente à noite, ou em situações climáticas adversas, como chuva, neblina, entre outras.

Por isso, a Systemsat preparou este artigo sobre as funções das faixas refletivas e seus benefícios. Continue a leitura por aqui e confira todos os detalhes!

O que são faixas refletivas em frota de caminhões?

 

As faixas refletivas em frota de caminhões são um dos recursos mais simples para a segurança, além de ajudar a diminuir despesas, visto que reduz o risco de acidentes. Essas faixas também são encontradas em capacetes e até em uniformes de alguns profissionais.

Elas se tornaram comuns por conta da facilidade de aquisição e aplicação em comparação a outros itens, como freios ABS ou controle de estabilidade, por exemplo.

As fitas normalmente são encontradas nas cores vermelha e branca, ou até amarela e preta, tendo como função refletir a luz do dia, ou até mesmo dos faróis à noite.

Isso torna possível a identificação dos veículos, mesmo que à distância, sendo ideais, principalmente para os de grande porte, como em frota de caminhões.

Fato é que essas faixas permitem que seja possível ter uma noção melhor da dimensão do veículo à sua frente, mesmo que as condições de visibilidade estejam prejudicadas.

Conheça as faixas refletivas e como utilizar em frota de caminhõesAs faixas refletivas são obrigatórias em frota de caminhões?

É importante saber que o uso dessas faixas não é facultativo, uma vez que está determinada no Denatran, segundo a portaria 1164/2010.

Nessa portaria está determinado que as faixas refletivas são obrigatórias em veículos com PBT (Peso Bruto Total) superior a 4.536 kg.

Caso descumpra essa regra de trânsito, o condutor do veículo pode receber uma multa de R$ 195,23 e ainda cinco pontos na carteira.

Ou seja, mais um ponto para o gestor de frota ficar de olho e evitar esse tipo de prejuízo em sua frota. Para se prevenir de situações como essa, é importante fazer uma vistoria regularmente nos veículos, reduzindo assim os custos da frota.

Onde e como devo aplicar as faixas refletivas?

Como utilizar faixas refletivas em frota de caminhões

Como adiantado anteriormente, as faixas refletivas são de responsabilidade dos gestores e também dos motoristas da frota de caminhões.

Recomenda-se que elas tenham, pelo menos, um terço da extensão do comprimento e 80% da largura do veículo, segundo a Portaria do Denatran nº 1164.

As faixas podem ser instaladas:

  • Na traseira;
  • Laterais dos veículos;
  • Para-choque;
  • E também nos cantos superiores (por exemplo na traseira da carroçaria dos veículos tipo baú).

Porém, saiba que existem algumas diferenças de aplicação conforme o local que deseja colocar a faixa.

Nas laterais: aqui as faixas precisam delimitar o tamanho do veículo, facilitando assim sua visualização. Elas devem cobrir, no mínimo 33% das extensões das bordas e ser aplicada o mais perto possível da parte inferior. Nesse caso, o ideal é manter uma ordem contínua, sempre respeitando os lados. Ainda quanto às laterais, o ideal é aplicar a faixa a cada 60 cm.

Na parte traseira: nesta parte, as faixas refletivas precisam cobrir, pelo menos, 80% da largura do pára-choque, atendendo às recomendações da Portaria do Denatran 1.164/2010. Nesta etapa será importante fixar as faixas como se um lado fosse o espelho do outro. Assim, deve aplicar corretamente a faixa refletiva para o lado esquerdo e também para o lado direito do veículo.

Entenda as cores das faixas refletivas

Provavelmente ao trafegar pelas ruas você já tenha visto muitas vezes a faixa vermelha e branca refletindo nos veículos. Porém saiba que também existem as faixas amarela e preta. Vamos entender o motivo?

Baseado na legislação de trânsito, as faixas na cor vermelha e branca são utilizadas nos veículos que foram fabricados ou importados a partir do dia 1º de julho de 2004. Veículos antigos que receberam algum tipo de modificação também devem receber as faixas nessas cores.

Já os veículos fabricados antes de 2004, ou seja que tenham mais de 18 anos de fabricação, devem receber as faixas nas cores amarela e preta. Outros veículos que recebem as faixas nessas cores são aqueles que excedem peso bruto total a 3.500 kg.

Mais um ponto para o gestor de frota ficar atento e estar dentro da lei de trânsito para evitar multas em sua frota.

Faixas refletivas e suas vantagens para frota de caminhões

Visto as explicações fica notório algumas das vantagens oferecidas pelas faixas refletivas. Confira mais algumas delas logo abaixo:

  • É uma solução de implantação barata para sua frota;
  • Aumentam a segurança do veículo da frota de caminhões;
  • Permitem uma melhor visualização, mesmo à distância, ou em condições climáticas desfavoráveis;
  • Atende uma norma de trânsito;
  • Ajuda na economia da sua frota, por reduzir o risco de acidentes.

Cuidados necessários com as faixas refletivas em frota de caminhões

Não basta apenas instalar a faixa refletiva e não cuidar dela, isso porque é necessário ficar de olho para saber se está tudo certo com o item e se precisa de manutenção.

Falando em manutenção, o recomendado é que as faixas sejam trocadas nos veículos a cada 7 anos, ou antes disso caso apresentem desgaste.

Lembrando que a responsabilidade pelo veículo é tanto do motorista quanto do gestor de frota de caminhões, que não deseja ser multado e ter mais um custo desnecessário em sua empresa.

Por isso, é importante ficar atento. Outro ponto importante para estar de olho, é se as faixas são homologadas pelo Denatran da forma correta.

Controle sua frota com a solução da Systemsat

Como podemos ler por aqui, a vida de um gestor de frotas não é nada fácil, uma vez que ele precisa ficar atento a diversos pontos. Entre eles o uso das faixas refletivas em frota de caminhões, por exemplo.

Sendo assim, a tecnologia pode ser fundamental para ajudar o seu trabalho. Por isso, conte com o SSX da Systemsat, que tem soluções que vão auxiliar no monitoramento dos veículos trazendo informações valiosas para que sua gestão seja bem feita.

Aproveite para continuar navegando em nosso blog e ter acesso a diversos conteúdos que podem servir de suporte para ajudar o seu trabalho no dia a dia. Fique bem informado com a Systemsat.

Acesse nosso instagram.

Conheça as faixas refletivas e como utilizar em frota de caminhões